sábado, 13 de setembro de 2014

10 coisas que devias ter aprendido antes de entrar na Universidade


Pega já no telemóvel e liga para a tua mãe e pergunta-lhe porque é que ela nunca te ensinou estas coisas, indigna-te, podes inclusive questionar se ela não te ama e se não quer que sejas feliz. Pois, mas o Socorro Vou Morar Sozinha está aqui para te ajudar, ele realmente preocupa-se com a tua felicidade, bem estar e reputação. E por isso vai-te ensinar o que a tua mãezinha já o devia ter feito, agora que entraste ou estás na Universidade.

1. Organizar papeis: Solta a/o administrativa(o) que há em ti. A tua mãe não te ensinou a organizar papeis mas depois na altura vai andar sempre a ligar-te a pedir o recibo das propinas, das fotocopias, dos livros, do médico, para o IRS diz ela. Ah, pois, mas se não fosse aqui o Socorro Vou Morar Sozinha eles estariam no caderno X, na folha Y que por acaso emprestaste à "Maria" porque faltou aquela aula, mas que ela depois emprestou ao "António" que diz que não o tem. Arranja uma capinha e separadores e organiza tudo, recibos, faturas (olha o pópó dos alemães "audi"), receitas, comprovativo de matricula, declarações, requerimentos, tira fotocópia de tudo o que pedires.

2. Gerir Dinheiro: Eu sei tu sempre soubeste que devias ter uma mesada, pergunta-lhe porque é que nunca tiveste uma mesada. Agora vais ter que gerir o dinheiro, como já disse antes, ele vai voar e como é que vai ser? Não, não vale a pena comprares uma gaiola, que arranja sempre maneira de fugir. Mas vá, um dia faço um post para te ajudar, sim?

3. Cozinhar: Como é que a tua mãe espera que sobrevivas sem comer? Como? A senhora pode cozinhar que nem um anjo, o arrozinho de ervilhas dela deve ser algo do outro mundo, de inspirar cânticos celestiais. Mas depois quando deixares de ter espaço para meter tantos "tupperware's" no congelador ou começares a ter dificuldade em decifrar o que é aquela coisa verde que está naquele cantinho, desde sabes lá quando, como é que vai ser? Pois claro, tens aqui o Socorro Vou Morar Sozinha para te ajudar, e se não tivesses?

4. Ir às compras: Sim, quantas vezes a tua mãe te chamou para ires às compras com ela? Ah coitadinha(o) está a dormir tão bem e é fim de semana e precisa de descansar. Pois é mas agora não fazes a mínima quanto custa uma lata de atum e vais à mais barata e sai-te atum preto e questionas-te se aquilo é normal. Ou melhor, esta já aconteceu comigo, estar no supermercado e um menino vir questionar-me qual daquelas embalagens eram fevras porque todas diziam bifanas.

5. Lavar a Roupa: Depois não te surpreendas que de repente tens uma camisa cor de rosa, e aquelas calças estão muito apertadas. Não, muito provavelmente não engordaste. Mas mais uma vez... o Socorro Vou Morar Sozinha vai-te ajudar.

6. Evitar uma ressaca: Ai ui que a minha(meu) filhinha(o) não bebe álcool. Eu ensinei que o álcool faz dói dói e ela(e) vai evitar. Pois claro mãe! Se já te ensinou as suas consequências e malefícios está na hora de ensinar e evitar que faças figurinhas tristes quando bebes. O melhor conselho e mais óbvio é beber com moderação e sempre de barriga cheia. Mas há alimentos e alimentos a serem consumidos e a beterraba e o alho são óptimos para limpar o fígado já que ele irá sofrer, o azeite extravirgem também é muito teu amigo nesta hora difícil! Não bebas álcool isolado, mistura com sumos, gelo... e intercala com água para evitar que te desidrates. Na hora de maior aflição haverá alguém que te vai dar um café amargo (vai ajudar para as dores de cabeça) mas já te disse outrora que o café é diurético e como tal vai acelerar a desidratação e nós não queremos isso, pois não? E por fim quando o mal já tiver feito, no dia seguinte, bebe chá que ajuda na desintoxicação e até ajuda na renovação das células hepáticas; por exemplo, chá de salsa parrilha, erva-picão, cidreira, chá verde e de hortelã.

7. Abrir uma conta jovem: A universidade tem o cartão de estudante associado a um banco e ter conta nesse banco pode trazer umas regalias que te podem interessar, ou então não, pode haver outro banco que te ofereça melhores condições numa conta jovem. Informa-te. Mas, foge a sete pés dos cartões de credito.

8. A Lei do desenrasque: Compraste umas calças e precisam de bainha? Desenrasca-te! Queres estender roupa mas não sabes se há uma ordem especifica ou regra? Desenrasca-te! Apetece-te mesmo uma massa com molho de queijo acabadinha de fazer? Desenrasca-te!

9. Ser Independente: A mamã não estava preparada para que a(o) bebé abandone o ninho e voe para terras alheias. Irá ter pequenas arritmias sempre que lhe disseres que este fim de semana não irás a casa, mas é inevitável. Na Universidade vais mudar muito e vais ser independente, não conheço ninguém que tenha saído de casa e não se tenha tornado.

10. Escrever um mail: Venho por este meio informar que a aquisição de competências comunicacionais que não orais e que não admitem abreviações já deveriam ter sido desenvolvidas. Adoro o "venho por este meio"! Este será o método oficial de contacto com os teus professores e como tal há requisitos e cuidados que não devem ser negligenciados.

2 comentários: