terça-feira, 30 de setembro de 2014

Caderninho

Por vezes questionam-me qual é o meu segredo de organização, nunca estou na dúvida do que vou cozinhar, nunca me falta nada para o que quero cozinhar, vario bastante nas minhas refeições tornando-as mais equilibradas e saudáveis, experimento sempre pratos diferentes e tenho controlo de todos os gastos mensais que uma casa exige.

Sou obsessivamente organizada e isso reflecte-se no meu dia a dia. Não há nada mais chato do que chegar a casa cansada e ter que decidir à última da hora o que vamos comer, optamos sempre pelo mais rápido, pelo que não precisa de ser descongelado e que nos canse o mínimo possível. Acabamos sempre por comer a mesma coisa, descuidando do equilíbrio nutricional e acabando por engordar. Não queremos isso, pois não?

O meu segredo é um caderninho de organização doméstica, já não vivo sem ele! Se vou às compras é só ir ao caderno ver o que preciso, se tenho dúvidas sobre onde ir comprar, no caderno tem talões que me vão permitindo comparar preços e até ver onde os produtos que preciso estão em promoção e ainda ajuda-me a perceber quanto acabei por gastar com tudo isto.

Vou explicar o que estou para aqui a falar. Em primeiro lugar começo com menus semanais, estava a pensar em fazer menus semanais lá na página do blog (https://www.facebook.com/pages/Socorro-Vou-Morar-Sozinha/289855784549415) para te inspirar que achas? Faço uma tabela com os dias e faço uma refeição de peixe e uma refeição de carne dia sim, dia não. Se não tiver ideias procuro na internet há sempre receitas fáceis. Tenho um requisito básico nenhuma receita deverá ultrapassar a meia hora de confecção. 





Numa segunda divisória do caderno tenho as receitas, quando vou experimentar alguma coisa nova, passo sempre a receita para esta parte e depois é só consultar os ingredientes necessários na hora de fazer a lista de compras e meter uma cruzinha Aqui do que preciso para confeccionar a  refeição e assim garanto que não me esqueço de nada.





Noutra divisória tenho a lista de compras e promoções. Aqui divido a folha ao meio na vertical e num lado faço a lista de compras consoante o que vou precisar para fazer as refeições  que estão no menu e os ingredientes que estão nas receitas. No outro lado consulto folhetos e meto por estabelecimento comercial as promoções existentes nos itens que estão na minha lista. Assim na hora de ir às compras opto sempre por onde existem mais promoções e posso poupar mais.




Na penúltima divisória fiz algumas bolsas com as próprias folhas onde meto dentro os talões e cupões de descontos por modalidade, digamos assim. Assim, em caso de dúvida se compensa mais ir ao sitio que tem mais promoções ou onde o preço costuma ser mais barato, consulto o preço nos talões e decidido onde vou às compras e ainda controlo os gastos.



Na última divisória vou apontando o que vou gastando e onde, assim tenho sempre uma noção onde é que o dinheiro é gasto e onde posso poupar em caso de necessidade. Depois vou fazer um ficheiro para organizares a tuas finanças, que dizes?

Gostaram da ideia? Acham que é útil?
Se fizerem o vosso caderninho quero ver!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário