quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Decoração do quarto

O quarto vai ser a divisão que mais vais usar em casa, se divides casa e as restantes divisões são comuns, o quarto será o teu espaço por excelência e como tal deve ser o mais personalizado e confortável possível. Muitos dos quartos já têm mobiliário básico: cama, mesinha de cabeceira, guarda fatos, uma secretária e cadeira. E é com esta mobília que terás que aprender a jogar na hora da decoração.

Um quarto com maior liberdade de decoração é o que funciona como uma tela branca, sem elementos nem cores fortes nas paredes ou na mobília. Quanto mais neutras forem as paredes melhor, podes ter adorado aquela parede cor de laranja forte, mas não te irás cansar no futuro? E se de repente quiseres apostar em elementos decorativos rosa choque e verde, ficarão bem com aquela parede? Não te irá condicionar nas horas de relaxamento e descanso por ser estimulo visual tão forte? Pensa em tudo.

Paredes brancas dão a impressão que o quarto é maior, mas se quiseres criar a impressão de espaços mais amplos, aposta nos espelhos. E porque não decorares o teu próprio espelho? Ou dispô-lo de modo a fazer um desenho ao teu gosto?

Imagem retirada da internet

Este espelho é vendido num conjunto de 10 unidades que podem ser dispostas a fazer o desenho pretendido. O efeito colmeia é muito bonito, mas e fizesses um coração? Também deve ficar uma ideia engraçada. Ou uma linha na horizontal para dar a ideia que aquela parede é mais larga do que realmente é. Deixa a tua imaginação fluir.






Este espelho pode ser colocado na horizontal ou na vertical (4 em linha) e como se apresenta na imagem. Todos juntos ou separados. Lembra-te que na horizontal alarga, na vertical dá a impressão que as paredes são mais altas do que realmente são.


Aqui aplicam-se as regras anteriores. E juntar vários destes e fazer uma parede listrada? O animal print está na moda e uma parede zebra dá um ar fashion.




















Um quarto confortável precisa de cortinados e tapetes. Estes devem estar em perfeita harmonia com a a capa de edredão e a almofada. São nestes elementos que deves apostar na hora de decoração, porque se te fartares é só alterares.

Opção nº1


A primeira opção é um quarto com cores vivas, alegre, onde a cor se concentra nos pormenores. A manta no fundo da cama é uma excelente opção para aqueles dias mais fresquinhos para te aconchegares enquanto estudas, lês ou vês séries.


Opção nº 2

Como a cama é a verdadeira protagonista deste quarto, apostei em itens lisos, com texturas e neutros. Os elementos decorativos que neste tipo de quarto ficavam melhor seria velas, cor de rosa, cinza e em suportes de serapilheira para realçar o conforto e ambiente acolhedor que estes têxteis proporcionam.

Opção nº 3

 

O que salta à vista neste quarto é a mistura de padrões e elementos, as letras da capa do edredão, os desenhos nos cortinados. Aqui dei um exemplo de uma almofada lisa, apostando na textura de veludo, mas podiam ainda recorrer a outro padrão como o seguinte:
 

Esta almofada facilmente reproduzida em casa, custa 7,49€ na La redoute. Podiam ainda utilizar uma manta vermelha, vários tapetes destes redondos, se bem que o preço deles não é muito dado a invenções.

Faz um orçamento de quanto podes gastar, sabendo que os têxteis são o mais caro, investe neles, algo que gostes e que usarias perfeitamente noutro estádio da tua vida, não apostes apenas em cores muito vivas, fortes, mas em elementos intemporais. Faz um estudo de mercado, aqui dei o exemplo de menos lojas possíveis onde há itens baratos e bastante giros, tenta comprar o máximo de coisas no mesmo sitio, às vezes a viagem não compensa o desconto.

Aposta nos itens "faz você mesmo", e usa-os como elementos decorativos, como é o caso de velas, puff's, forros para cadeiras... . Nas paredes livres faz os teus próprios quadros, uma montra de fotos, um estendal de recados, adesivos decorativos, tudo vale desde que sejas tu mesmo a fazer.

Na ausência de estantes usa prateleiras, já não precisas de furar as paredes e são excelentes organizadores, que podes decorar com caixas coloridas. E porque não usares os teus livros na própria decoração para criares um cantinho de leitura? Não precisas de muito, um puff, livros e um candeeiros, luz não pode faltar.

Imagem retirada da Internet
Gostaram das dicas?
Qual o quarto que mais gostas?
Querem alguns faça você mesma aqui no blog?  
Querem que faça sugestões para espaços específicos do quarto? De outras divisões?

3 comentários:

  1. Sempre com dicas optimas, cada vez gosto mais do blog !!!!
    a opção 2, é sem duvida a minha cara eheheh
    «faça vocês mesma» ? ai que gostoooo tanto da ideiaaa :p
    criei um blog, espero que dês uma espreitadela e que gostes, beijinhooos.
    http://umaflordecerejeiraa.blogspot.pt/
    Filipa Ribeiro*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre tão querida =) só tenho que agradecer.
      Irei então dar algumas sugestões de faça você mesma aqui pelo blog.
      Já dei uma espreitadela sim =D

      Beijinho

      Eliminar