quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O Segredo de uma casa acolhedora

Não há nada melhor do que entrar na nossa casa toda perfumada e acolhedora. Eu adoro, quem mais? 
São vários os utensílios que nos ajudam nessa tarefa, mas nós também podemos dar uma mãozinha, não é? Aqui entra a nossa vertente mais artística, mais empreendedora e criativa e quem é que vos vai inspirar? Quem é? Quem é? O Socorro Vou Morar Sozinha claro! Quem mais vos compreende assim?

Incenso 


Nada melhor para dar aquele ar de Outono/Inverno, dar um "up" ao ambiente e um conforto imediato. O cheirinho é forte, sente-se logo, no entanto não é duradouro e vai enfraquecendo gradualmente. Adoro usar para combater outros cheiros igualmente fortes. Depois de fazer um peixinho grelhado e ter um almoço maravilhoso que te soube pela vida é muito desagradável o cheiro que fica pela casa, ninguém merece ter a casa a cheirar a peixe! O Incenso é o teu salvador, amor com amor se paga, não é verdade?
Outra vantagem do incenso é a gama extensa de cheiros, que podem ser adaptados à divisão em que o acendes, numa cozinha ou Wc os cheiros de plantas de Eucalipto, Alecrim, Pinheiro são os ideais por serem bastante frescos, no entanto, foge de cheiros de Flores, de Rosas, Lavanda nas divisões que vais fazer as tuas refeições. Reserva-os para onde relaxas e descansas.
Já alertaram que podem ter alguns ingredientes prejudiciais, em 4 marcas especificas,  mas abre-se uma janela e resolve-se. Informem-se, não quero ninguém a dizer que está doente  por minha causa! Eu compro os meus nos chineses, gosto apenas dos da marca Bic porque não alteram muito o seu cheiro depois de queimarem como acontece nas outras marcas.



Ambientadores em Spray

Este é o tipo menos durador mas também mais imediato, duas apertadelas e já cheira bem. Ainda, dura menos que o incenso, mas também tem muitas ofertas, exige várias (re)aplicações para que dure e dure. Mas é a pensar nesta fragilidade que já inventaram aqueles aparelhos programáveis que carregam sozinhos em X e X tempo. São económicos e adequados para qualquer divisão, embora eu evite o quarto à noite por ser bastante forte. Eu uso especialmente depois de limpar a casa e o detergente do chão não deixa muito cheiro, aí saco a latinha e dou o remate final.


Velas



Quem é viciada em velas que ponha o dedo no ar! Adoro velas, são muito relaxantes e tornam qualquer ambiente mais acolhedor. Uso e abuso de velas em qualquer altura, nada melhor do que ler um livro, a meia luz, com chuva lá fora e uma vela a arder. Delicioso! Podes usar velas de cheiros diferentes na mesma divisão, pois dificilmente se torna enjoativo se ela tiver amplas dimensões. São óptimas para a sala e o quarto, até para a cozinha se tiver um cheiro citrino ou baunilha. Depois se não arderem todas, podes derreter e fazer uma vela nova só precisas de comprar o pavio.
A vermelha comprei no Jumbo naquela "feira" de 1€ que fazem e cheira tão bem, mas tão bem, é realmente daquelas velas que deixam o aroma no ar.



Faz tu mesma



A cozinha deve ser a divisão da casa que mais cuidados requer ao nível das fragrâncias para evitar que fique a cheirar a comida. Vou dar uma dica para que fique agradavelmente perfumada, ideal para o outono e inverno pela combinação de aromas, ou seja, laranja e canela, quem não gosta desta combinação? Também podes recorrer à maçã com a canela também é maravilhoso!

Então precisas de pau de canela, água e casca de laranja. Metes todos estes ingredientes num tacho e levas ao lume até ferver:


Depois é só virar para um recipiente e voilá! Ainda, podem usar para perfumar o frigorífico.
Outra dica é tirares os gomos numa metade de uma laranja sem retirar o meio que servirá de pavio. E encher com a água que sobra ou, como eu preferi, com água de rosas.Tirei esta dica da internet e decidi experimentar.



Frasco de Vidro com Varas

Podes comprar ou fazer o teu próprio frasquinho aromático. Queres saber como fazer? É fácil, só precisas do preparado anterior, de um frasco e pauzinhos de espetadas. Ou podes optar por meter uma essência.


Escolhe meter no WC pois pelo design fica muito bem. Se preferires comprar tens opções mais baratas ou mais caras, nos chineses normalmente tem.


Há ainda outros métodos para perfumar a vossa casa. Perfumes, essências, pétalas de flores secas. Escolhe o que mais gostas de acordo com o cheiro e a divisão. Outro truque que vais gostar é meter essência no aquecedor a óleo (quando tiver desligado claro), quando aquecer o cheiro irá se espalhar pelo ar, podes fazer o mesmo com as lâmpadas (com auxílio de algodão) por exemplo. No WC mete essência no rolo de papel higiénico. E os têxteis, não te esqueças das almofadas, cortinados, tapetes tudo vale para uma casinha a cheirar super bem.

Também são como eu viciadas em cheiros?
Quais é que preferem?

2 comentários:

  1. Que post fantasticooo !
    Quando encontrar umas velinhas que realmente deitem cheirinho, optopor elas.. entretanto fico-me pelos incensos e pelos fascos com pauzinhos do "Espaço Casa" !

    Beijnhoooos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia =)

      Essa vela vermelha que mencionei e de facto muito boa, estou fascinada e como tal não podia deixar de vos contar.
      Não sei contudo se ainda vende.

      Beijinhos

      Eliminar