quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O que levar quando se vai morar sozinha

Bem chegou a hora de começar a fazer os preparativos para ires morar sozinha(o), antes de planeares levar a casa toda às costas feita(o) tartaruga, lê este e outros post's que te podem ajudar a organizar.
Se vais estudar para fora, muito provavelmente virás a casa dos teus pais todos os fins de semana e por isso podes fazer uma gestão de carga muito mais fácil, equilibrada e eficaz. Faz uma lista do que realmente usas todos os dias, vê o tempo para as duas semanas que se avizinham para escolheres a roupa, estuda o tamanho das malas e vê o espaço que tens... Concentra-te na tua rotina, o que tomas de pequeno almoço? Cereais todos os dias, estão precisas de cereais, leite, uma tigela, uma colher de sopa. O que usas na tua rotina de beleza nocturna? Desmaquilhante, água micelar, tónico, creme para os olhos, creme hidratante, lavas os dentes; precisas de uma toalha de rosto, de um acessório para agarrar o cabelo, discos de algodão, toalhitas, escova de dentes, pasta... e todos os produtos em si. Se te esqueceres de algo, tranquila, vais buscar no fim de semana seguinte. A não ser que seja medicamentos ou métodos contraceptivos que exigem uma toma contínua, todos os dias, aí sim podes entrar em pânico, podes gritar, esgadanhar o teu cabelo, roer as unhas e depois podes ir à farmácia mais próxima para comprar novos ou  esperar pelo próximo fim de semana para ires buscar, pois não tens outras soluções. 

As casas para os estudantes já estão, na sua maioria, mobiladas e isso retira-te preocupações crescentes. Mas na hora de escolheres certifica-te das necessidades que a casa vai ter. Se a casa que arrendaste tem 8 quartos e todos são duplos, são 16 pessoas a jantarem todas às 20h, um fogão com 4 bicos de gás pode não ser suficiente, a não ser que se aliem na hora de cozinhar, aí convém ter a certeza que não têm hábitos alimentares esquisitos, ninguém merece comer arroz de marisco com maionese e ketchup... caracteriza como quiseres, mas se escolheres adjectivos como agradável, bom ou similares, por favor, lembra-te de não me convidares para jantar contigo. 

Vê se o frigorífico tem espaço suficiente para todos os residentes, não te esqueças da máquina de lavar roupa, mesmo que planeis ir a casa todos os fins de semana e à partida não irás precisar é sempre útil ter um plano B, principalmente na latada ou na queima onde te sujas e muito provavelmente não vais esse fim de semana a casa dos teus pais. Mesmo que seja só 1 fim de semana, faz muita diferença. No caso de não teres máquina para secar, assegura-te que tens cordas para estender a roupa, ou espaço para meter um estendal em casa no inverno. Se vais tratar da tua roupa vê se tens ferro e tábua para passar, se não, terás que arranjar isso. 

Faz um estudo junto dos teus familiares para saber o que podem disponibilizar, há sempre aquele que tem um microondas que já não usa, uma torradeira que reformou por ter comprado uma nova... panos de cozinha, toalhas de WC...

O teu quarto vai dar-te toda a liberdade de decoração, ir morar sozinha(o) requer um investimento acentuado, quando é para estudar esse é bastante acrescido, ter que pagar a renda caução, livros, material escolar, 1ª prestação das propinas, coisas para "vestires" a tua casa... por isso aconselho a apostarem em dicas para seres tu própria a fazer, como puff's, almofadas decorativas... além de dar para fazer coisas giríssimas, ainda dá para personalizares o teu canto com acessórios que mais ninguém tem. Estava a pensar em fazer alguns, o que acham?

A cozinha deve ser a divisão que mais coisas requer, se não estás disposta(o) a ir comer todos os santos dias às cantinas e comer arroz em todas as refeições, então convém aprenderes a cozinhar e isso exige os utensílios adequados às tuas necessidades. Não abuses nas quantidades, basta dois exemplares de cada: pratos, talheres, tachos/panelas, colher de pau (ups! que a ASAE vai-me  fechar o blog), copos, colheres para te servires (ou serves com as que tens, é indiferente, a tropa manda desenrascar!), uma assadeira (dá jeito, acreditem, ninguém se lembra da assadeira), individuais, pegas para não te queimares, guardanapos...  pergunta a tua mãe e familiares que de certeza têm dicas para ti, mas lembra-te quanto mais levares, no final do ano lectivo mais tens que trazer.


Aqui está uma selecção de ideias do que é necessário na cozinha. Não coloquei preços por eles estarem desactualizados e não vos queria induzir em erro. Todos estes materiais estão no Continente a preços relativamente acessíveis.


 Aqui estão alguns básicos que não te podes esquecer para o teu quarto. Se vais para uma residência, salta este passo, pois são todos "oferecidos".

Vais ter que visitar a casa para ver se existem caixotes do lixo, vassouras, baldes, esfregonas, no caso da sua inexistência têm que discutir como vai ser a sua aquisição com os restantes elementos, quem fica responsável, a divisão dos custos... o mesmo acontece com os líquidos de limpeza. Como podem ver no decorrer destes post de inicio há sempre a necessidade de negociação, esta torna-se mais fácil quando conheces as pessoas. Aí o ideal seria averiguares quem são os teus colegas do secundário que se candidataram ao mesmo estabelecimento de ensino que tu e estudarem a possibilidade de morarem todos juntos.

Gostaram destas dicas? Esqueci-me de alguma coisa? Querem outras divisões? E dicas de decoração?


4 comentários:

  1. Dicas de decoração seria muito útil :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pela sugestão, irei então futuramente dar dicas de decoração. Alguma divisão em especial ou um bocadinho de tudo?

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Dicas de decoração para o quarto, isso seria tao utiiil !
    E sim , a assadeira, adorei... realmente ninguem se lembra da assadeira , ai aahhaha
    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Filipa,

      Então vamos começar com dicas para decoração para o quarto.
      Está atenta.

      Beijinhos

      Eliminar