segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Organização doméstica

Antes de desenvolver qualquer um dos itens que vão ser mencionados, queria apresentar sinteticamente algumas dicas para organizares a tua casinha antes que ela se apodere de ti. Lembra-te que a casa é para te servir e não tu a ela.

Deves estar a questionar-te porque deves estar a perder tempo na organização doméstica, mas uma boa organização doméstica pode fazer maravilhas pelo teu dia a dia e acarreta um conjunto de vantagens:
  • Consegues poupar até 30% no teu orçamento doméstico, desde que devidamente planeado.
  • Aumenta o espaço útil da tua casa, as divisões conseguem triplicar o seu espaço.
  • Torna-se mais fácil fazer a manutenção doméstica diária, além de poupares tempo para fazer coisas que realmente gostas, ainda tens a casa sempre limpa e organizada.
  • Menos objectos perdidos.
  • O facto de planeares as tuas refeições antecipadamente e fazeres as compras que precisas para a sua confecção, melhora consideravelmente a qualidade nutricional das tuas refeições.
  • Melhor qualidade de vida.
  • Menores índices de stress.
Vamos às dicas para conseguirmos estas vantagens? Vamos? Vamos lá...
  
1.Antes demais organiza-te: 
Tira um dia para apanhares tudo o que anda espalhado pela casa, apanha as cuecas que tens no chão do WC, o lixo é para o lixo (não te esqueças de reciclar), o que pode ser doado, dá. O que precisas arruma no seu sitio. Lava a loiça que anda espalhada pela casa, lava a roupa, estende, apanha, passa e arruma. 

2.Faz um calendário de tarefas e cumpre-o:
Reserva 30 minutos do teu dia para te dedicares à organização da tua casa. Distingue as tarefas mensais, semanais e diárias. Apresento algumas sugestões que podes adoptar ou faz o teu próprio calendário.



 3. Tratar da Roupa:
Antes que a roupa ganhe vida própria e assuma todo o protagonismo na tua vida convém travares uma guerra contra ela e provar que és mais forte. Compromete-te com 2 máquinas por semana, uma de roupa branca outra de roupa de cor. Mete esse dia fixo para essa tarefa e cumpre-o sempre, torna-o a tua rotina e aniquila qualquer domínio da parte da tua roupa. 

4. Não tenhas medo de abusar do congelador:
O congelador é nosso amigo ele não se importa que o uses e abuses dele. Faz comida a mais e congela em doses individuais, para os dias que chegas a casa mais tarde já tens um SOS, um substituto aos cereais. Mas há um truque opta por refeições com molho.

5. Evita ir ao supermercado todos os dias:
Planeia as tuas refeições, faz um menu semanal com antecedência, prevê os alimentos que vais precisar e põe na lista. Verifica o que te faz falta e põe na lista. Poupas tempo, gás e electricidade... O que mais precisas para te convencer?

Quais destas dicas é que já usas?
Funcionam?

2 comentários:

  1. Oh God precisava tanto de uma disciplina assim! Já tentei fazer um plano de limpezas, não consigo! A unica coisa que me consigo organizar sem falhar é compras e refeições eheh faço um menu semanal e compro apenas aquilo que preciso, assim não há desperdicio de comida e nunca falta nada.

    Gostei do Blog :)

    Beijinhos

    www.andreiapereirablog.com

    ResponderEliminar
  2. Vão sair novidades neste blog que concerteza te irão ajudar ;) Aguarda...
    Beijinhos

    ResponderEliminar