terça-feira, 2 de setembro de 2014

Regresso às aulas: material escolar

Quando se entra numa Universidade são tantas as preocupações que qualquer pormenor parece um "bicho de 7 cabeças", lembro-me de não saber o que precisava e adotar um modo de organização totalmente diferente. Se antes tinha o livro e um caderno para cada disciplina, agora são livros para um lado, diapositivos para o outro, fotocópias de artigos para outro, apontamentos, a tendência para se perder qualquer coisinha é bastante provável o que faz com que um dossier seja imprescindível, um dossier como quem diz, um dossier para cada cadeira, daqueles com a lombada larga e por vezes nem chegam.
A vantagem de estudar numa Universidade é que só precisas de um caderno e uma caneta azul ou preta. Esquece as cores, os sublinhadores e cadernos para cada disciplina, não vale e pena! Na corrida de fórmula 1 que é uma aula na universidade, sem apontamentos, esquemas no quadro, só tens mesmo tempo para tirar uma ou outra anotação nas tuas fotocópias, nos diapositivos já impressos e apontar uma ou outra ideia chave no caderno.

Contudo, para facilitar o estudo é necessário um conjunto de materiais para se ter em casa e fazer-te acompanhar na altura dos exames. Mas a lista nunca é tão extensa como foi até agora, já basta pagar propinas não é?

Genericamente precisas:
  • Agenda (organização acima de tudo)
  • 2 cadernos (1 para cada semestre, podem ser A5 para melhor transporte)
  • Canetas azuis ou pretas
  • Canetas de cor (para as que têm uma memória mais visual, úteis no estudo em casa)
  • Dossier (para organizares o estudo)
  • Folhas transparentes para colocar folhas (as chamadas micas)
  • Lápis de minas (se não gostares de escrever nas fotocópias a caneta, obvio que pode ser um outro lápis qualquer)
  • Borracha
  • Marcadores sublinhadores
  • Recargas de folhas
  • Post it
  • Marcadores de páginas
Não é muita coisa, pois não? A maioria fica em casa, e serve para passar os apontamentos tirados nas aulas em casa, para ficarem consoante a vossa organização e preferência.
De seguida apresento algumas alternativas de material a um bom preço. Não te esqueças de pedir a factura em teu nome para meter no IRS, pois tudo conta.
Claro que se estiveres num curso mais cientifico poderás ter que acrescentar alguns itens a esta lista, como por exemplo uma calculadora.



 Aqui está uma selecção de material do Continente (não, não estou a fazer publicidade). O caderno tem 100 folhas o que pode ser suficiente para todas as disciplinas e com um bocadinho de sorte para ambos os semestres. As folhas transparentes para colocares folhas também dão sempre jeito na organização do teu dossier, esta conta com 100 micas. Se não queres ter trabalho a personalizar os teus próprios separadores, podes comprar estes que estão divididos em 12 unidades, já suficientes para um ano. Para o caso de ainda não teres um furador e agrafador apresento esta alternativa, ter um vai dando sempre jeito, este conjunto é bastante fofinho. Depois seguem-se o material de escrita e para marcar as páginas mais importantes.
Mas não tens necessariamente que fazer as tuas comprar no continente, por isso quis fazer uma selecção de material no Jumbo.

 As agendas são importantíssimas, ajudam-te muito na marcação das frequências, exames, métodos de avaliação, trabalhos de grupos, reunião para o carro e preparação da queima das fitas... São tantas as atividades académicas e pessoais numa Universidade que não podes correr de todo o risco de te desorganizares. As recargas de folhas são úteis para quem gostar de passar os apontamentos a limpo, durante as aulas são rabiscados, a letra muitas vezes imperceptível e dá sempre jeito para perceberes se tens dúvidas. Se tens uma memória mais visual os marcadores sublinhadores dão sempre jeito, até para sublinhares nos livros as ideias que realmente interessam.

Quem já está na universidades, costuma usar estes materiais? Que mais usam? Querem selecções de outras lojas?

4 comentários:

  1. Olaaaa, queria desde ja felicitar-te pelos excelentes post's que tem aqui sido publicados, para alem de úteis, sao maravilhosos !!
    Sou do Porto e vou no próximo dia 14 para Bragança (IPB). É o meu primeiro ano e estou mesmo a nora, alias, estava ate encontrar o teu blog... aviso ja que este post teve direito a uma fotografia que ja esta gravada no meu tlm para ser usada como guia este sábado na compra de tudo o que preciso, visto que não tinha a mínima noção.
    Estou a adorar o blog, tem realmente tudo o que uma pessoa que nao esta habituada a viver sozinha precisa para se orientar melhor !
    Posso dar uma opiniaozinha ?? porfavor, muda o design do blog, adiciona cores, organiza os post de forma diferente, nao sei, algo do teu gosto, mas mais alegre, mais atrativo, mais cativante, esta tao monótono assim :((( (atençao que beje, branco e laranja sao as minhas cores preferidas) eheheh
    Mais uma vez parabens pelo blog, boa sorte com ele e muitas, mas mesmo muitaas felicidades !
    (espero que nao leves a mal a minha opiniaozinha , beijiiinhos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa,

      Obrigada por tudo o que dizes. Fico bastante feliz por te poder ajudar e estou disponível para o tentar fazer sempre que sugerirem post, temas. Tenho muitas ideias para este regresso às aulas e dias que se seguem, não percas.
      Relativamente às tuas sugestões são realmente bem vindas, o Blog ainda não está concluído, é um recém nascido, como deves ter reparado ele é todo desenhado à mão e isso demora tempo, faltando ainda alguns pormenores que iriam atrasar o arranque do Blog e como tal optei por o ir aperfeiçoando aos poucos e já dar as dicas e post atempadamente antes do arranque do ano lectivo do que esperar que esteja totalmente concluído e ser tarde. Espero que não desistas dele por ainda estar tão monótono.

      Obrigada Filipa e muito boa sorte para a nova etapa que se aproxima, sempre que precisares de alguma dica, já sabes que eu respondo.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olaa Marciaaaa,
      Desistir dele ??? naaaao, ja esta na minha barra de marcadores para poder consultar todos os dias...
      Beijinhos :p

      Eliminar
    3. Muito Obrigada,

      à medida que o for alterando, quero feedback para saber se estou a ir no caminho certo =)

      Beijitos

      Eliminar