terça-feira, 16 de setembro de 2014

Uma questão de sucesso

Vamos lá acabar esta sequência de regresso escolar? Já percebeste o que precisas para ter sucesso escolar? Ou é melhor fazer uma revisão? É, não é? Vamos então fazer uma revisãozinha dos post's especial regresso às aulas e das dicas dos mesmos, mas este vem sintetizar tudo isso.

1. Descansa
Sintomas como a tristeza ou a perda de energias são indicadores que está na hora de parares para descansar, recuperar e recarregar energias. Ignorar estes sintomas pode ser bastante prejudicial, instala-se frequentemente uma depressão e as pessoas  tendem mascarar essa mesma com recurso a café, álcool, bebidas energéticas, drogas ou medicamentos. É exactamente por isso que não te deves submeter a pressões mas encontrar um equilíbrio entre os estudos e as outras áreas da vida.

2. Uma boa noite de sono

3. Planear
Uma forma de diminuir a pressão é exactamente te organizares, planeares, isto não vai apenas relaxar-te mas também fazer com que fiques mais satisfeita(o) e responsável. É por isto mesmo que ter uma agenda é tão importante. E se além de agendares as reuniões, exames, frequências, consultas, festas e eventos ainda comentares as tuas  próprias notas? No caso de estares no bom caminho além de te encorajares ainda pode fazer milagres pela tua motivação e autoconfiança.
No caso contrário, dá pistas do que precisas de melhorar e o que falhou.

Se não queres andar carregada(o) com uma agenda sempre podes optar por um planificador de parede, a visão geral que este proporciona reúne as vantagens da agenda ao mesmo tempo que organiza o teu horário de estudo de acordo com o teu dia. Nunca te esqueças de incluir exercício físico e actividades livres.

Faz o download deste planificador de parede Your Download-Link:Planificador de parede.pdf

4. Lidar com os pais
Apesar de muitos de vocês já não viverem com os pais eles irão continuar a exigir boas notas e ter expectativas sobre o teu desempenho e sucesso escolar. Lembro-me de uma vez ter ligado ao meu pai a dizer que tinha tido 20 na frequência e ele responder-me "Só?". Eles querem o melhor para ti e muitas vezes para ter o vosso bem começam a embirrar com o cinema que  vais, com o facto de ficares na cama até tarde, até com o cafézinho depois do jantar. Mostra que és responsável e que te consegues organizar. É importantíssimo que tenhas uma rotina de estudo, mas também é importante sejas flexível e ires adequando às suas necessidades.

5. Leva os exames a sério
"Ainda agora começaram aulas e já me estão a falar dos exames, que chato!" é verdade tanto os professores como o pais levam os exames muito a sério. Os primeiros é porque a sua reputação também "está em jogo", os segundo porque são indicadores do teu sucesso escolar e como querem o melhor para ti... Concentra-te, organiza-te e estuda, prepara-te com antecedência. E para isto já dei dicas noutros post's. Dêem uma olhadela.
Querem um organizador de exames?

Sem comentários:

Enviar um comentário