quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Dizem por aí que se usa: Parca

A parca ou parka é muito semelhante ao anoraque e é muitas vezes confundida com o mesmo. Surgiu na década de 1960 foi criada pelo esquimó, mas popularizada pela juventude inglesa (mod), apresentando-se frequentemente em verde tropa uma vez que é uma peça militar que conquistou destaque na Royal Air Force (força área inglesa).
A parca caracteriza-se por ser impermeável e um bom agasalho, normalmente com capuz, daí ser a peça por excelência para a prática de desportos ao ar livre que estão sujeitos às condições do clima.

No entanto, temos que admitir que embora seja uma óptima peça para se usar no inverno por ser quentinha, prática para o dia a dia e confortável, não é o casaco mais feminino e fácil de se usar sem dar um ar muito desleixado. O truque é equilibrar o look, se usares largo em cima, usa mais justo em baixo, marcar a cintura com um cinto e adelgaça a figura com uns saltos altos.
A conjugação de cores também pode se revelar numa dificuldade acrescida, como normalmente a parca é são verde tropa, os tons terrosos (castanho, creme, bege, amarelo, vermelho e alaranjado...preto e branco) são a aposta mais segura, mas também consegues arriscar nos azuis, roxos e noutros tons de verde.

De seguida vou apresentar algumas imagens que retirei da internet para te inspirar. Decidi organizá-las por estação de ano, mas já vais perceber melhor.




Nestas imagens seleccionei os looks mais quentinhos, com malhas, golas, leggings e botas. Todas têm em comum calças ou leggings que são skinny, deixando todo o volume na parte de cima corpo. 
Contudo, também ilustrei como é possível usar uma camisa aparentemente mais elegante com a parca, de modo a obter um contraste entre o casual  e chique, pois resulta muito bem. Já o look com calções, funciona perfeitamente para o inverno gelado quando se aposta nos acessórios certos para nos aquecermos. De facto são os acessórios que ajudam com que o outfit não fique desleixado e por isso deves apostar neles sem medo, tal como arranjares o cabelo. Eu pessoalmente gosto de parca com cabelo apanhado em rabo de cavalo ou coque, liso ou com tranças.



Estes looks foram selecionados para aqueles dias que afinal não está assim tanto frio, mas que pela manhã sabe bem um agasalho quentinho. O primeiro look com calças rectas mostra como também pode funcionar, desde que com cuidado e elegância, daí a camisa e um colar mais chamativo. Depois temos os exemplos que a perna de fora funciona perfeitamente bem e que as camadas e sobreposições são uma ideia interessante para enriquecer o conjunto. 
O ultimo vem ilustrar como uma parca mais fina, a cruzar a gabardina, consegue um look bastante elegante quando os saltos altos predominam.

Se ficaste com vontade de adquirir a tua própria parca há várias opções nas lojas, quer dentro do normal verde, com capuz ou com insignias, até ao azul escuro... basicamente tem para todos os gostos.

Que achaste desta nova rubrica?
Qual é o género que mais gostas?
Já tens ou vais comprar?

Qual a próxima peça que querias ver nesta rubrica?

4 comentários:

  1. Alo

    Acabei de te nomear para um Liesbter Award.

    Não sei no que isto vai dar mas não custa tentar certo?

    Vê o post para veres o que fazer a seguir.

    http://diamond-and-tiger.blogspot.pt/2015/02/liebster-award-whattttt.html


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso tenho dois parkas. um é da bershka e outro da zara que tem a cor da segunda imagem.
    Quando comprei eles foi a melhor coisa pq graças a eles já n passo frio.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo...não foi à toa a escolhida para dar inicio a esta nova rubrica ;)
      Beijinhos

      Eliminar