quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Escolha perfeita - Boca perfeita

Até a escolha do batom certo para arrasares tem a sua ciência e um conjunto de truques que podes seguir para conseguires encontrar a cor certa para ti.

1º Passo é o tom de pele

Este pode ser quente, frio ou neutro. Se o tom da tua pele é frio então a cor do teu batom deve ser igualmente fria. Se o tom da tua pele é neutro, então és uma sortuda porque podes usar tudo o que te apetecer que te fica bem. Claro, escusado será dizer, que se o tom da tua pele é quente exige cores quentes.
Entende-se por cores quentes aquelas que são mais puxadas para o avermelhado, e por cores frias as que têm um subtom mais azul.

Tens duvidas sobre qual é o tom é a tua pele? Se é Quente, Frio ou Neutro? Um truque é analisares as veias do teu pulso.

Verdes ---------------------- Quente
Azuis ----------------------- Frio
Combinação --------------- Neutro

2º Nude

O Nude é o remate final de qualquer maquilhagem sofisticada e é óptimo para o dia a dia numa maquilhagem mais discreta.
O Nude perfeito é aquele que tem dois tons acima do tom dos teus lábios. Este vai puxar pelo tom da tua pele e ficar lindo. Ao mesmo tempo que te dá um ar mais saudável e não faz parecer que vais a um casting para The Walking Dead.

Quer seja nude, quer seja cor, o lápis vai sempre dar uma ajudinha, tal como o pó compacto antes e depois de uma camada fina de batom. Depois é só aplicar o truquezinho do dedo que já falei aqui pelo blog e já está.

Se não queres usar batom, mas continuas a querer uns lábios nude, usa a tua base para apagar os teus lábios, faz os contorno deles com um lápis com uma cor nude, usa balsamo labial e depois um gloss com uma corzinha subtil.

Se suspiras pelos teus batons de cor e queres usá-los no dia a dia, mas não tens coragem ou trabalhas num sitio que não te permite, depois de apagares os lábios com a tua base, abusa no balsamo labial, põe um pouco de batom no centro e usa a hidratação do balsamo para espalhar a cor por todo o lábio.

3º Evita os dentes amarelos

O batom na cor certa pode ser um óptimo aliado para um sorriso perfeito, por outro lado, uma má escolha pode dar a impressão que os teus dentes são mais amarelados e não fica nada bonito.
Para o efeito pretendido as cores frias com um subtom mais azulado, arroxeado.. como é o caso de batons vermelhos abertos, bordô, lilás.. entre outras cores são o aliado perfeito.
Batons com cores mais quentes, muito fechadas podem ser perigosas. Eu dei alguns exemplos aqui de algumas considerações na escolha de um batom.

4º Escolhas de cores

Pele Branca e rosada: 

Este tipo de pele é bastante claro, com dificuldades em se bronzear, muitas vezes com rosácea, sensível, acompanhado por um cabelo e olhos claros e fica avermelhada e corada com facilidade. Deve optar pelos nudes, rosas antigo, pêssegos, corais, vermelhos, vinhos, acastanhados, tons de cereja e framboesa.

Contudo, deverás evitar os batons alaranjados ou laranjas mesmo, pois vão apagar a tua boca.

Pele Branca e amarelada:

Esta pele tem um tom mais frio, acompanhada normalmente por cabelos e olhos mais escuros, tendencialmente com sardas, que deve evitar excesso do sol. Neste tom de pele sobressaem os rosa magenta, rosa queimado e vermelho.
Sobressaem neste tom de pele os glosses com fundo dourado.

Contudo, deves evitar o fundo laranja, amarelo e rosa pálido.

Pele Oliva
Este é um tom de pele amarelado, moreno mas claro e com um fundo levemente esverdeado. É o tom mais difícil de maquilhar os lábios uma vez que não há nenhuma cor que fique mal, mas também são poucas as cores que arrasam. Por isso deve priveligiar os tons nude, vinho e o rosa fechado.

Pele Morena

Esta pele bronzeia facilmente, normalmente quem a tem é morena, olhos escuros e é pouco sensível. Nesta ficam giros os tons de batom caramelo, coral, rosas, pêssegos, acastanhados, vermelho, vinho, bronze, café com leite, framboesa e deves apostar sem medo nestas todas. 
Contudo, tudo o que são tons frios devem ser evitados.

Pele Negra

A pele negra tem uma alta concentração de melanina, fica super bem os tons rosa acastanhados, uva, alaranjados, corais, vermelhos abertos, rosas vivos, liláses e acastanhados. 
No entanto, deves fugir a sete pés dos batons demasiado claros que vão fazer com que os teus lábios fiquem pouco naturais e bastante chamativos.


Já escolhias o tom certo?

Sem comentários:

Enviar um comentário