segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O que comer antes e depois do exercício físico

Muita gente faz exercício físico em jejum porque acredita que assim irá perder peso mais rapidamente. Mas não... vais perder mais energia, força e depois desmaiar. Eu pelo menos acredito afincadamente que estatelada no chão desmaiada não vai de todo contribuir para a rentabilidade do teu treino, mas... tu lá sabes.
Por isso, venho apresentar um cardápio adaptado à prática de exercício quer no pré treino, quer no pós treino.

Alimentação Pré Treino

Antes demais é importante fazer a digestão antes de fazer exercício físico, por isso qualquer refeição deverá ser consumida 1 ou 2 horas antes do treino. Se este for muito intenso, podes comer um snackzinho 30 minutos antes de começares a exercicitar-te.

Deves privilegiar os carboidratos na alimentação pré treino ao invés das proteínas, pois os carboidratos são armazenados em forma de glicogénio muscular e hepático que ajuda a prevenir a fadiga. Esta ocorre quando há exaustão de glicogénio, hipoglecemia e desidratação.
Assim, deves escolher hidratos de carbono de qualidade, proteína magra, gordura vegetal saudável e apostar na hidratação antes, durante e depois.
Contudo, não deves abusar nas fibras nem em alimentos com muita gordura, porque vão dificultar a digestão, o que pode fazer com que fiques mal disposta.


Alimentação Pós Treino

Aqui a ingestão de carboidratos de fácil absorção conquista novamente um papel de maior relevância para repor o stock esgotado com a prática de exercício físico e deste modo garantir um padrão anabólico dentro dos parâmetros normais.
No entanto, não deverás abusar na quantidade só porque queimaste algumas calorias.
É importante comeres o mais rápido possível, contudo, deves diminuir em 50% a quantidade de alimentos a ingerir nas duas horas seguintes.

Não te esqueças depois de fazer exercício, fazer alongamentos e relaxamento dos músculos para evitar que estes fiquem doridos. Um bom chá é óptimo para relaxares e te hidratares.
Opta por elementos que te ajudem a fazer a digestão.


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2 comentários:

  1. Eu não conseguia fazer exercício em jejum, não sei como alguém faz isso. Em geral tomo o pequeno almoço, espero uma horinha e depois toca a exercitar porque se não comer nada não tenho energia para exercitar, se comer e for logo exercitar fico enjoada :p

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    1. Olá Raquel.
      Não é de todo fácil mas há quem faça. Eu faço como tu e penso que é o mais adequado e saudável ;)

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