terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Salta uma rubrica como pipocas

Regresso à programação normal é sinónimo de filmezinhos dos bons aqui pelo blog e a minha opinião acerca dos mesmos.
Como sempre trouxe filmes diferentes géneros, com diferentes temas numa tentativa de agradar a gregos e a troianos.
A novidade é que já temos nome para rubrica... espero que gostes!


Mandela: Long Walk to Freedom



Duração: 141 min
Género: Biografia, Drama e História
Cotação: 7,1/10
Realização: Justin Chadwick
Escrito por: William Nicholson e Nelson Mandela
Data de Estreia: 12 Dezembro 2013

Este filme durante as suas duas horas de duração retrata a vida de Nelson Mandela desde a sua infância até se tornar um adulto corajoso, activista na luta dos seus ideais, direitos humanos e o fim do apartheid. Uma verdadeira prova de preserverança, união de um homem com uma vida pessoal como tantas as outras e o idealizado lider do partido ANC admirado e disposto a tudo pela luta no lado do povo.
É um filme bastante extenso, no entanto, pouco pormenorizado, que ao contrário do expectavel não se centrou tanto na história na 1ª pessoa, narrada pelo próprio mas numa perspectiva distante em que por muitas vezes deixa de ser o principal protagonista, ultrapassado em vários momentos pela sua esposa Winnie Mandela. 
Apresentou um homem virtuoso, estimado, alturista que em poucos momentos teve falhas e as mesmas foram devidamente explicadas e justificadas, o que não seria de esperar outra coisa, visto que tem sempre um dedinho da obra literaria escrita pelo próprio Mandela. 
Um bom filme que ultrapassa o quadro politico em si e faz um retrato sociológico da altura, ilustradas no final com fotografias veridicas que enriquecem sem dúvida o filme. Como expectavel a morte de Nelson Mandela durante a anteestreia do filme veio enaltecer a obra e potencializar o carisma necessário para a procura do filme como em homenagem e recordação deste grande homem.

Last Vegas




Duração: 105 min
Género: Comédia
Cotação: 6,7/10
Realização: Jon Tueteltaub
Escrito por: Dan Fogelman
Data de Estreia: 07 Novembro 2013

Billy, Paddy, Archie e Sam são um quarteto amigo desde da infância que passado 6 décadas de amizade viajam juntos para despedida do primeiro que se vai casar com a namorada com metade da sua idade. Convictos em tomar a cidade Las Vegas de assalto para um momento de diversão, inesquecivel que lhes faça esquecer da sua velhice e todas as consequências associadas a essa ao nivel fisico, numa mente aberta, jovem e desejosa por alguma aventura e estimulo.
Com um elenco de luxo Michael Douglas, Robert de Niro, Morgan Freeman e Kevin Kline só podia sair um bom filme de entretenimento. Contudo, deixa um bocadinho a desejar ao nivel do argumento, com uma comédia previsivel, com um subaproveitamento dos seus actores. Mas não posso deixar de recomendar, pois é capaz de te fazer soltar algumas gargalhadas sem deixar de lado a sua lição de moral partilhada em vários momentos pela experiencia da idade e da vida.

The Judge



Duração: 141 min
Género: Drama
Cotação:7,5/10
Realização: David Dobkin
Escrito por: Nick Schenk, Bill  Duduque
Data de Estreia: 16 Outubro 2014

Hank é um advogado de sucesso que num momento em que passa por uma situação de fragilidade familiar é obrigado a retornar à sua cidade natal para o funeral da sua mãe e consequentemente é obrigado a conviver com o pai com quem não mantém qualquer relacionamento e afinidade.
O regresso à sua cidade natal é obrigatoriamente uma viagem ao passado com pontas soltas que devem ser percebidas e resolvidas. Num momento de conflitos familiares, Hank ve-se obrigado a defender o pai, um conceituado juiz, que é acusado de assassinato. Um papel a desempenhar numa relação de cliente e advogado apresenta uma auto conhecimento, compreensão mutua e uma reconstrução dos papeis a desempenhar enquanto pai e filho.
É um drama, sem dúvida, mas não daqueles que te fazem desfazer em lagrimas compulsivamente.

Birdman


Duração: 119 min
Género: Drama e Comédia
Cotação:8,1/10
Realização: Alejandro Gonçalez
Escrito por: Alejandro Gonçalez e Nicolás Giacobone
Data de Estreia: 08 Janeiro 2015

Birdman conta a história de Riggan que teve os seus anos de ouro quando representou uma triologia de Birdman e nunca mais se conseguiu dissassociar desse papel. Numa derradeira tentativa de deixar de ser associado ao mesmo e recuperar o mediatismo de outrora, encena e representa uma peça para provar o seu valor enquanto actor e está totalmente dependente do sucesso de outro para atrair publico novo.
Um argumento pouco original e arrisco a dizer esquizofrénico, devo jurar que já vi algo semelhante em Kim Possible com o homem furão (podes ver do que falo Aqui), bastante parado e que admito que senti sono durante todo o filme que ainda por cima não é curto.
Poucas oportunidades para Emma Stone brilhar, que teve uma representação exemplar, irreprensivel e adequada a toda a esfera de loucura existente ao longo do filme. Não concordo que seja considerado comédia, no entanto, reconheço uma tentativa de comédia negra com consecutivas tentativas de pertubar o espectador. Não merece cotação tão alta na minha opinião. 

Edge of Tomorrow




Duração: 113 min
Género: Acção e Sci-fi
Cotação:8,0/10
Realização: Doug Liman
Escrito por:Cristopher McQuarrie e Jez Butterworth
Data de Estreia: 29 Maio 2014

Cage é um oficial que conquistou a patente através da atividade exercicida enquanto jornalista que foi chamado a intervir na guerra contra umas criaturinhas muito estranhas e perturbadoras. Sem perceber nada de guerra, nem dos equipamentos ultra modernos para a luta do desconhecido mata um Alfa que lhe confere poderes especiais até (e muito uteis para) destruir a Omega. 
Conta com a preciosa ajuda da sargento Rita que já passou pelo mesmo e compreende e ajuda-o a lidar com tais poderes.
Claro que os mesmos são bastante uteis mas acarretam mais responsabilidade e dilemas que têm que ser ultrapassados moralmente.
Confesso que me surpreendeu, não sou propriamente fã deste estilo de filme e não estaria no topo da minha lista de preferidos e prioritários para ver, mas não me arrependo de o ter feito, passei um bom bocado mas também não exageremos com uma pontuação de 8 como se não houvesse amanhã, porque há e este filme prova exatamente isso.

Conheces algum destes?


 

Sem comentários:

Enviar um comentário