quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Socorro Vou Congelar - Dicas para enfrentar o frio

O País está em alerta porque as temperaturas prometem baixar bastante...dizem por aí que vai estar frio e que devemos nos proteger não só das constipações, mas de possíveis congelamentos e uma possível ressurreição da Era Glaciar. 
Em geografia aprendemos que o litoral é menos frio no Inverno do que o interior do país e mais fresquinho no Verão, mantendo temperaturas amenas e não tão extremas. Eu como uma moça do litoral habituada a usar uma camisolinha de malha e um casaquinho e ser feliz assim, quando vim para o interior aprendi que existe uma nova palavra no dicionário que é "frioooooo". Ok, a(o)s leitora(o) dos EUA, Suíça, Alemanha, França, Reino Unido, Rússia,Ucrânia... e por esses lados (estão aí?) devem estar a rir-se de mim, mas que está frio por aqui, ai isso está.
Para ajudar a enfrentar as temperaturas negativas dos dias que por ai se avizinham vou dar um conjunto de dicas para sobreviveres.


1. Veste  tua casa:
Recorre a tapetes mais felpudos, cortinados mais grossos, mantinhas quentinhas, edredões, almofadas e todos os meios à tua disposição para tornar a casinha mais acolhedora, quentinha e confortável.

2. Bebe Chá:
Se gostas és uma sortuda, eu bebo imenso chá. Para poupares algum dinheiro recorre a uma garrafa térmica enche-a de chá e vai bebendo ao longo do dia.

3. Planifica as tuas lavagens de roupa:
Se não tens uma máquina de secar roupa, sabes que a roupa demora o triplo de tempo para secar no Inverno e vais ficar sem aquela roupa que lavaste disponível por algum tempinho. Assim, vai consultando o tempo e aproveita os dias que permitam secar na rua.

4.Usa acessórios para a cabeça:
Aposta nos gorros, chapéus, acessórios para tapar as orelhas... perdemos 40% do nosso calor corporal pela cabeça e por isso devemos protegê-la.

5. Usa cachecois para proteger o rosto:
O rosto está mais sujeito ao ar gelado e um cachecol que sobe para o rosto pode ser uma ajuda. Assim prevines que a pele fique tão seca, ressecada e com zonas bastante avermelhadas.

6. Abusa nos cremes hidratantes:
As manteigas corporais são o ideal, mas ficar à espera que a pele absorva pode ser um castigo. Assim, aposta em cremes gordos e recorre a alguns truquezinhos como falei Aqui.

7. Abusa nas roupas térmicas:
Vai a uma loja de desporto, a uma primark e procura roupa indicada para fazer caminhadas nas montanhas e pijaminhas dos bons e usa. Vai ajudar a estar em casa quentinha(o)s e a diminuir o uso dos aquecedores ou a temperatura destes e assim poupares alguns euritos.

8. Constitui uma segunda pele:
Com meias calças de lã, camisola de dentro...que te mantenham quentinha(o).

9. Usa Botas:
E podes ainda comprar palmilhas de lã se quiseres adaptar outro tipo de calçado.

10. Usa escadas
Caminha e mantém-te em movimento. Quanto mais tempo estiveres parada(o) menos vais suportar o frio.

11. Cuidado com a roupa justa
Roupa demasiado justa vai fazer com que transpires e a transpiração vai arrefecer o teu corpo.

12. Logo que chegues a casa tira as meias
As meias ficam tendencialmente húmidas e isso arrefece os pés. Pés gelados é igual a corpo gelado.

13. Arranja alternativas aos sacos de água quente
Eles são quase tão perigosos como uma bomba nuclear, a tua vida corre risco com a sua utilização. Podes substituir por sacos eléctricos, com caroços de cerejas... o que quiseres menos esses.

14. Evita calças de cintura descida
A ideia é manter toda a roupa bem presa e só o facto de te baixares para apanhar alguma coisa e as costas ou a barriga ficarem expostas, estás a colocar a tua vida em risco.

15. Benpanthene é o teu melhor amigo
Quer nos lábios, quer nas cutículas, quer em zonas mais problematicamente secas ele vai-te ajudar.

Quem está habituado ao frio na verdadeira ascensão da palavra que dicas sugerem?

Sem comentários:

Enviar um comentário