quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Todos os truques que precisas de saber

Já é praxe aqui no blog eu ir partilhando algumas dicas e truques para facilitar a tua vida, como é este e este o caso. Como já é tradição vou dar algumas dicas para usares e abusares na cozinha e especificamente nesta divisão.

1. Aspirina para limpar a assadeira
Sabes quando estás a lavar uma assadeira rectangular e a comida persiste em se acumular nos cantinhos e tens que fazer um esforço Olímpico para os limpar? Pois, dissolve uma Aspirina em água e usa para lavar esse mesmo cantinho.

2. Reaproveita restos de maionese
Não tiveste tempo para ir às compras e a maionese para temperares a salada está a dar as ultimas? Fácil, reaproveita o restinho dela adicionando umas gotinhas de sumo de limão.

3. Cebola anti choro
Estás cansada(o) de te afogares em lágrimas sempre que tens que picar cebola (cerca 90% das refeições)? Só tens que ligar um bico de gás do fogão com chama e não a tapar enquanto preparas a cebola, ou então colocar a cebola em água quente por um minutinho.

4. Embalagens de plástico sem cheiro
Sempre que guardas embalagens de plástico fechadas com a tampa, notas que ficam com um cheiro desagradável? Só precisas de meter umas pedrinhas de sal nelas e vais ver que este não volta a aparecer.

5. Não guardes bananas com outras frutas
Estas aceleram o processo de amadurecimento e fazem com que a restante fruta dure menos tempo do que o expectável. Para as bananas durarem mais tempo separa-as individualmente e corta o caule.

6. Choo comida salgada
Abusaste no sal? E mesmo acrescentando água a comida vai ficar salgada? Coloca uma batata inteira descascada, ela vai absolver o sal que está a mais.

7. Reaproveita o vinho
Fizeste um jantar especial e sobrou um pouco de vinho, que é bom demais para ir para o lixo? Reaproveita-o naquelas placas de fazer gelo e coloca-o no congelador para congelar, depois usa-o na comida.

8. Não metas tomate no frigorífico
O tomate do frigorífico vai perder o sabor visto que o frio irá interromper o processo de amadurecimento e alterar a sua textura.

9. Não uses embalagens transparentes em iogurtes
Se fazes iogurte caseiro ou preferes transferi-los para uma embalagem transparente, sabe que com isto vai perder algumas vitaminas.

10. Usa manteiga no queijo
Se aquele queijo em bola sempre que vai para o frigorífico endurece na parte onde cortaste, só precisas de barrá-la com manteiga e isso deixa de acontecer. Usa papel de alumínio ao invés da película aderente para o protegeres e aumentar a sua esperança de vida.

11. Tira a pele das amêndoas com água
Para tirares a pele às amêndoas, mete-as em água a ferver e depois a pele sai como se fossem tremoços. O mesmo truque é válido para os tomates.

12. Limão evita oxidação
Mete umas gotinhas de limão para evitar a oxidação das frutas (que elas escureçam) o mesmo truque é válido para as saladas de fruta.

13. Engrossa o molho 
Se o molho não ficou na consistência que querias e preferias que ficasse um bocadinho mais grosso, só precisas de dissolver um bocadinho de farinha com água e misturar esta mistura ao molho. Ele irá engrossar de certeza.

14. Tirar cheiro do congelador
Notas que o teu congelador tem um cheiro desagradável e não tens tempo para andar com vinagre e restantes truques. Usa carvão ele irá sugar esses odores que te incomodam.

15. Evita pão recesso
Para evitares que o pão endureça, mistura-o com aipo no saco. Este irá evitar que fique recesso e nada comestível.

16. Fazer massa folhada
Não untes a assadeira com manteiga para fazer massa folhada, esta já tem gordura suficiente e dispensa esse passo.

17. Evita bichinhos na farinha
A farinha tem o dom de ganhar alguns bichinhos um pouco para os estranhos e inexplicáveis, para os evitar só precisas de misturar na embalagem umas folhinhas de louro. Aparentemente estes bichos têm mau gosto e não gostam de louro.

18. Acelera o processo de fazer gelo
A malta apareceu aí em casa e queres servir refresco, no entanto não tens gelo?  Usa água a ferver que vai acelerar o processo de congelamento e fazer cubos de gelo rapidíssimo.

19. Embeleza bolos de chocolate
Para os bolos de chocolate ficarem muito mais bonitos, acrescenta na confecção uma pitada de bicarbonato de sódio. Vai fazer com que o chocolate fique com um óptimo aspecto.
A mesma dica funciona com os legumes verdes.

20. Ovos sempre frescos
Para ver se os ovos estão comestíveis, só precisas de os mergulhar num recipeciente com água, se boiarem não os comas. Quanto mais fundo mergulharem mais frescos são.

21. Omelete perfeita
Para fazeres a omelete perfeita bate as claras separadamente das gemas e só depois é que misturas. Vão ficar muito mais fofinhas e deliciosas.

22. Bolo caramelizado
Para o teu bolo ficar com um aspecto caramelizado, unta a forma com açúcar, não falha.

23. Difícil cozedura
Se o teu bolo cisma em só cozer por fora, acrescenta no forno um tabuleiro com água por baixo da forma do bolo. Vai ajudar a que coza também por dentro.

24. Bolachas mais duradouras
Só precisas de as embrulhar em papel de alumínio e vais aumentar a sua esperança média de vida.

25. Afia as laminas do liquidificador
Metendo-o a funcionar cheio de cascas de ovos partidas. Estas vão afiar as lâminas do liquidificador.

Já conhecias estas dicas?
Não te esqueças de conferir outras dicas no guia de sobrevivência para novas fadas do lar.

Sem comentários:

Enviar um comentário