quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Um pequeno almoço que vende saúde

A moda dos batidos verdes veio para ficar, no entanto, nunca li com tanta popularidade sobre o creme de Budwig. Este é um creme saudável que promete fornecer tudo o que precisas para um bom pequeno almoço, o mais completo possível, oferecendo gorduras de qualidade, antioxidantes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo, hidratos de carbono de lenta absorção que te dão uma sensação de saciamento por muito mais tempo, fibras para regular a tua função intestinal e proteínas.

Este creme é um elemento do método de Kousmine, tendo a Dra. Johanna Budwig como co-autora que deu o nome a este pequeno almoço com propriedades de auto-cura do organismo que promete combater a inflamação e ajudar ao tratamento da hipertensão arterial, artrite, artrose, esclerose múltipla e alguns cancros.


1. Proteínas: o componente principal do creme de Budwig é o alimento proteico, isto é, o iogurte, leite, queijo fresco, o ideal é privilegiares os alternativos como o de soja. Estudos antropológicos afirmam que muitos adultos são alérgicos ao leite de vaca e não sabem, o que resulta numa barriga inchada, gazes, difícil digestão, entre outros, não sendo necessariamente doloroso.

2. Óleo de 1ª Pressão frio: Um óleo de primeira pressão frio como o próprio nome indica consiste na extracção mecânica (pressão) a frio, através a extracção a partir da prensagem das frutas e sementes oleaginosas não excedendo os 40º graus. A integração deste pode ser já industrializado em forma de óleo ou a consumir os próprios alimentos, nomeadamente, noz, avelã, canhâmo, amêndoas, girassol... Normalmente encontra-se nas lojas tipo "Celeiro" em embalagens escuras, de vidro e pequenas dimensões.

3. Lima ou Limão: Já sabemos que o limão é um óptimo aliado para o emagrecimento, mas também purifica o organismo, é diurético, ajuda na digestão, fortalece o sistema imunitário, equilibra os níveis de PH, limpa a pele, refresca o hálito, hidrata o sistema linfático e melhora o teu humor. Como podes ver não pode faltar neste creme nem no teu pequeno almoço.

4. Os cereais integrais a serem incluídos devem ser aveia, cevada, arroz, trigo sarraceno, millet ou quinoa. Evita o trigo que não deve ser consumido cru e tal como o leite de vaca pode não ser tão facilmente tolerado pelo teu organismo sem que o saibas.

5. Fruta da época: Estas tendem ser as mais saudáveis com menos manipulações humanas no seu crescimento e amadurecimento.

6. Oleaginosa: Esta tem um papel fundamental para proteger o nosso coração. É aqui que entram as sementes de linhaça, chia, abóbora, girassol...

7. Banana ou mel: porque também merecemos beber algo que é docinho e agradável ao paladar.

Como faço o meu creme de Budwig? Normalmente uso um iogurte natural ou grego, noz, limão, aveia, pêra, sementes de linhaça e chia e mel. E vou variando na fruta ou no iogurte como disse.

Vais experimentar?




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