sexta-feira, 3 de abril de 2015

Sabes o que andas a comer? Amêndoas


O que poderia aparecer nesta rubrica em véspera de fim de semana de Pascoa, senão amêndoas? Nada, não é?
Qualquer semelhança com este post é pura coincidência.

Para começar e assim para surpreender, as amêndoas são parentes do pêssego e das cerejas e são ricas em vitamina E, vitamina B2 (as já faladas riboflavinas), zinco, cobre, fósforo e magnésio. Os seus pontos fortes são sem dúvida as fibras e o cálcio, o que as tornam uma ótima substituta ao leite de vaca, quando processada e transformada em bebida.

As amêndoas contêm ácido fólico, aminoácido indicado para o relaxamento dos vasos e para o equilíbrio da pressão arterial. E aqui já começamos a entrar nas vantagens do consumo deste alimento.

Mas antes disso, vamos dar uma olhadela às propriedades nutricionais que eu retirei da internet.




Benefícios das amêndoas:

As amêndoas são ricas em antioxidantes e em gorduras consideradas saudáveis. Assumem um papel ativo na prevenção de doenças cardíacas em 35%, uma vez que diminuem o colesterol e a obstrução do fluxo de sangue. Ao mesmo tempo que ajudam a atividade cerebral porque facilitam a circulação do sangue no cérebro.


Como contêm cálcio, as amêndoas ajudam a fortalecer os teus dentes e ossos e consequentemente previnem a osteoporose.


Combatem a arteriosclerose, os diabetes, fornecem energia e ainda ajudam a curar as gripes.


Além tonificar o sistema nervoso, ainda previnem o envelhecimento da pele, pois aumentam a flexibilidade desta.

Em grávidas, são muito benéficas para a formação do feto, pois fornecem ácido fólico necessário ao seu desenvolvimento.


Por fim, por serem rica em fibras, previnem a pressão de ventre, visto que regulam o trânsito intestinal e como tal diminuem a incidência do cancro no cólon.


Depois claro, em forma de óleo de amêndoas são um ótimo hidratante para o cabelo, para as cutículas e para tudo mais o que quiseres hidratar. 



Malefícios das amêndoas


Aparentemente isto é mesmo, mesmo, mesmo muito bom e não têm problema nenhum ao consumires. Pelo menos que eu tenha encontrado.


A única coisa chata é que engorda. Isto é, se consumires excessivamente, mais de 25g por dia (cerca de 20 amêndoas). Mas quando consumidas conscientemente até te ajudam a emagrecer devido à existência de fibra. Já leste como funciona esta história na manteiga de amendoim.



Então vais começar a comer mais amêndoas? (As de chocolate não contam! ahahaha).

Sem comentários:

Enviar um comentário