quinta-feira, 30 de abril de 2015

Sabes o que andas a comer? Aveia

A aveia aparece frequentemente por estes lados, quando me sinto orfã de cereais, a aveia está lá para me reconfortar, nunca me abandona. Ultimamente, com esta moda de reeducação alimentar , a aveia aumentou a sua procura e já faz parte da alimentação diária de muita gente. A produção de aveia aumentou exponencialmente, produzindo-se actualmente 50 milhões de toneladas por ano, concentrando-se principalmente na Rússia.
Mas nem sempre foi assim, a aveia chegou a ser considerada uma praga que crescia no meio das plantações de cevada e trigo e era usada essencialmente na alimentação dos animais. Até que uma alma caridosa decidiu estudar este cereal e constatou que afinal é rica em proteínas, cálcio, magnésio, ferro e várias vitaminas e puff criou-se a comercialização em massa dela em flocos, farelo e farinha.

Eu compro a minha no Minipreço é baratinha e 100% aveia integral. As suas informações nutricionais são as seguintes:

Benefícios da Aveia

São muitos os benefícios da aveia, a maioria associados ao facto de ter bastante fibra, esta vai regular a função intestinal, prevenir o cancro no estômago e ajudar na perda de peso porque aguenta a sensação de saciedade por muito mais tempo.

Contudo os seus benefícios não ficam por aqui, ajudam a prevenir as insónias, diminuiem o colestrol e açúcar do sangue e consequentemente os problemas do coração e diabetes tipo 2. A Universidade de Heidelberg na Alemanha vai mais longe e diz mesmo que reduz em 40% a aplicação de insulina.

A Associação Brasileira de Nutrologia afirma ser benéfico para as gravidas consumirem a aveia, visto que ela irá ajudar no desenvolvimento do bebé, na produção de leite e reduzir o risco dos genes sofrerem mutações.

Ao pequeno almoço vai repor os níveis de energia sendo por isso aconselhada no pré exercício físico. Diminui o acne, melhora o sistema imunológico, combate infecções e combate a depressão. Ao mesmo tempo que previne o envelhecimento precoce por ser rico em antioxidantes.

Malefícios da Aveia

Apesar destas vantagens não vale a pena começares a comer aveia como se não houvesse amanhã, até porque o seu consumo excessivo é favorável ao inchaço da barriga, potencia cólicas, flatulência, irritação no estômago e sangramento ao evacuar. Isto tudo porque forma fecalomas (fezes duras) e por causar pressão do ventre, virando assim, o feitiço contra o feiticeiro.

Qual o alimento que queres ver por aqui?

6 comentários:

  1. Adooooro panquecas de aveia! :D

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma receita de panquecas de aveia, em fevereiro, óptimas ;)

      Experimenta! Vais gostar...

      Beijinho

      Eliminar
  2. Tenho uma, também de panquecas de aveia! :D Leite de aveia é óptimo também!

    www.bittersweetlondon.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra,

      Adoro leite de aveia... faz muito bem à saúde e dá energia...um óptimo substituto ao leite de vaca.
      bejinho

      Eliminar
    2. Até em receitas culinárias fica bom, substituindo o leite de vaca! Sem dúvida é um super alimento!

      http://bittersweetlondon.blogspot.co.uk/

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Boa Alexandra,

      Em receitas nunca me lembrei de experimentar, mas acho que vou fazer ;)

      Beijinhos

      Eliminar