A aveia aparece frequentemente por estes lados, quando me sinto orfã de cereais, a aveia está lá para me reconfortar, nunca me abandona. Ultimamente, com esta moda de reeducação alimentar , a aveia aumentou a sua procura e já faz parte da alimentação diária de muita gente. A produção de aveia aumentou exponencialmente, produzindo-se actualmente 50 milhões de toneladas por ano, concentrando-se principalmente na Rússia.
Mas nem sempre foi assim, a aveia chegou a ser considerada uma praga que crescia no meio das plantações de cevada e trigo e era usada essencialmente na alimentação dos animais. Até que uma alma caridosa decidiu estudar este cereal e constatou que afinal é rica em proteínas, cálcio, magnésio, ferro e várias vitaminas e puff criou-se a comercialização em massa dela em flocos, farelo e farinha.
Eu compro a minha no Minipreço é baratinha e 100% aveia integral. As suas informações nutricionais são as seguintes:
Benefícios da Aveia
São muitos os benefícios da aveia, a maioria associados ao facto de ter bastante fibra, esta vai regular a função intestinal, prevenir o cancro no estômago e ajudar na perda de peso porque aguenta a sensação de saciedade por muito mais tempo.
Contudo os seus benefícios não ficam por aqui, ajudam a prevenir as insónias, diminuiem o colestrol e açúcar do sangue e consequentemente os problemas do coração e diabetes tipo 2. A Universidade de Heidelberg na Alemanha vai mais longe e diz mesmo que reduz em 40% a aplicação de insulina.
A Associação Brasileira de Nutrologia afirma ser benéfico para as gravidas consumirem a aveia, visto que ela irá ajudar no desenvolvimento do bebé, na produção de leite e reduzir o risco dos genes sofrerem mutações.
Ao pequeno almoço vai repor os níveis de energia sendo por isso aconselhada no pré exercício físico. Diminui o acne, melhora o sistema imunológico, combate infecções e combate a depressão. Ao mesmo tempo que previne o envelhecimento precoce por ser rico em antioxidantes.
Malefícios da Aveia
Apesar destas vantagens não vale a pena começares a comer aveia como se não houvesse amanhã, até porque o seu consumo excessivo é favorável ao inchaço da barriga, potencia cólicas, flatulência, irritação no estômago e sangramento ao evacuar. Isto tudo porque forma fecalomas (fezes duras) e por causar pressão do ventre, virando assim, o feitiço contra o feiticeiro.
Qual o alimento que queres ver por aqui?
Adooooro panquecas de aveia! :D
ResponderEliminarhttp://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/
Tenho uma receita de panquecas de aveia, em fevereiro, óptimas ;)
EliminarExperimenta! Vais gostar...
Beijinho
Tenho uma, também de panquecas de aveia! :D Leite de aveia é óptimo também!
ResponderEliminarwww.bittersweetlondon.blogspot.com
Olá Alexandra,
EliminarAdoro leite de aveia... faz muito bem à saúde e dá energia...um óptimo substituto ao leite de vaca.
bejinho
Até em receitas culinárias fica bom, substituindo o leite de vaca! Sem dúvida é um super alimento!
Eliminarhttp://bittersweetlondon.blogspot.co.uk/
Beijinhos
Boa Alexandra,
EliminarEm receitas nunca me lembrei de experimentar, mas acho que vou fazer ;)
Beijinhos