sexta-feira, 17 de abril de 2015

Sabes o que andas a comer? Brócolos


Se segues a página do blog e os menus que vou publicando semanalmente, deves ter reparado que a semana passada foi dedicada aos brócolos. E dei comigo a pensar "eh pah devo andar cheia de saúde!" e de facto a couve brócolos não apresenta qualquer contra indicação para a saúde e recomenda-se devido a todos os seus benefícios.

Estes benefícios são fruto das suas propriedades nutricionais, visto que tem ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio (muito cálcio - há quem diga que é um bom substituto do leite), vitaminas A e C e quando cozidos vitamina B9. Para ilustrar os mesmos, vamos dar uma vista de olhos às informações que retirei da internet.


Benefícios dos Brócolos

Esta couve é uma protetora do coração, devido ao papel desempenhado na regulação da pressão sanguínea previne e ajuda no tratamento da anemia. 

Contribui significativamente para a melhoria do funcionamento do intestino e segundo a Cancer Prevention Research ajuda a evitar o progresso da doença de Crohn.

Os brócolos foram alvo de estudos por diversas entidades que se debruçaram sobre as suas vantagens. Enquanto a US National Institut on Aging destacou a sua importância para um cérebro saudável com o avançar da idade, a Universidade Hookins - EUA salientou o seu papel na proteção dos pulmões.
As mulheres são quem mais beneficiam com o consumo de brócolos, enquanto grávidas eles promovem uma gravidez saudável devido ao ácido fólico, ajudam na dieta por terem baixas calorias (e não é que os homens não a façam), ajudam a prevenir o cancro no aparelho reprodutor e garantem uns ossos mais saudáveis.

Por fim os brócolos são nossos aliados nestas mudanças do tempo porque o zinco reforça a nossa imunidade, a vitamina C previne e cura as gripes e porque regula a insulina e açúcar no sangue controlando os diabetes.


E tu? Comes muitos brócolos nas tuas refeições?

2 comentários:

  1. Brocolos são às vezes a minha salvação. Meto -os num tacho com água e pronto, já tenho verdura garantida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Ficam bem com tudo!!! Depois estes benefícios todos para a saúde são bónus =)

      Beijinhos

      Eliminar