sexta-feira, 24 de abril de 2015

Sabes o que andas comer? Pão de forma


Há alguns anos atrás, havia um ser no meu trabalho que tinha o quadruplo da minha idade e o triplo da minha energia. Já devia estar na reforma e ainda estava ali hirto e firme a fazer trabalhos de grande esforço físico sem grandes dificuldades. Não resisti a questioná-lo sobre qual era o segredo da sua "juventude" e ele respondeu-me que era o cogumelo do tempo (brincadeirinha...). Disse-me não jantava e não comia nada com muitos "E's", exemplificando com o pão de forma como um dos alimentos com mais "E's" a aniquilar de qualquer alimentação.

Não sei se morava sozinho ou não, mas se há coisa que a pessoa domina quando vai morar sozinha é sobre pão de forma. Conseguimos ao primeiro paladar descodificar a marca, o preço e o sítio onde foi adquirido.

Voltemos à história dos "E's" que não sei se ficou bem esclarecida. Vamos ver os ingredientes do pão de forma da marca "Continente" (a titulo de exemplo) e depois a sua informação nutricional.

Ingredientes: Farinha de trigo, água, levedura, açúcar, óleo vegetal de girassol, sal, emulsionantes (E472, E471 e E481), conservantes (E282 e E200), vinagre, regulador de acidez (E341), farinha de soja e agente de tratamento de farinha (E300). Pode conter vestígios de leite e sementes de sesámo.



A escolha de um bom pão tem a sua ciência, devemos evitar a farinha branca e privilegiar os cereais integrais (aveia, centeio, trigo integral e linhaça) e se possível fugir do glúten. No entanto, é preciso ter atenção ao pão integral porque em Portugal não tiram as cascas dos cereais e como tal estas podem ter pesticidas, irritar os teus intestinos e prejudicar a tua saúde.

Benefícios do pão de forma

Se o pão for integral, é rico em fibras e ajuda a regular o funcionamento intestinal, ao mesmo tempo que te mantém saciada por mais tempo.
O facto de ter vitamina B1 vai promover a nutrição celular e consequentemente melhorar o funcionamento dos músculos e do Sistema Nervoso sendo por isso recomendado antes do exercício físico, até porque é uma fonte de energia. 
Por fim, previne o envelhecimento precoce devido a ter na sua composição vitamina B2.

Malefícios do pão de forma

Ainda estou para conhecer o ser que anda a espalhar má propaganda sobre o pão e jurar por aí que ele faz mal à saúde (e depois vou matá-lo). Segundo estes seres insensíveis o pão incha a tua barriga (vá com esta tenho que concordar, eu não sou gorda só estou inchada porque comi pão! certo?). Engorda? Sobre isto já ouvi teorias como: "o pão não engorda, engorda o que metes dentro do pão" ou "o pão não engorda, quem engordas és tu!", ok, o pão tem carboidratos logo em demasia pode ajudar a engordar.

Para os celíacos o pão pode ser uma bomba devido à quantidade de glúten que tem, podendo ainda nas pessoas mais sensíveis favorecer a obstipação, rinite, asma, artrite, dematrite e ainda aumentar a ansiedade e a depressão... Como podem acusar o pão de todos os males do mundo? Vá, vou deixar de ser a advogada do pão e continuar.

O pão tem muito açúcar refinado, o que eleva a glicémia, reduz a insulina e favorece as doenças inflamatórias.

O pão integral liberta ácidos gordos na sua fermentação o que provoca gases e consequentemente pode irritar o teu cólon.

O truque é ires variando o pão e recorrer a receitas mais alternativas, ou então fazer o teu próprio pão. Também és louca(o) por pão como eu?

2 comentários:

  1. Pao de forma ca em casa so de cereais e se possivel feito na maquina do pao ;)

    http://matildeferreira.co.uk/

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    1. Olá Matilde,

      Isso é a situação ideal, mas confesso que sou consumidora assídua de pão de forma. Que vergonha!

      Beijinho

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