quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dicas para preparar a marmita

A moda da marmita é coincidente com esta onda mais fitness, reeducação alimentar e preocupação com a saúde. Cada vez mais as pessoas querem ter total controlo sobre o que andam a comer e optam por hábitos alimentares mais conscientes, a crise só veio impulsionar esta moda de levar a marmita para o trabalho. E se este controlo e poupança são as principais vantagens de levar a marmita, seres sempre tu a prepará-la e teres o dobro de trabalho pode ser desmotivador e por isso tens que lutar contra isso.

Contudo, preparar a marmita tem a sua ciência, há alimentos que são estritamente proibidos como os peixes (devido ao seu forte odor que pode contaminar o microondas e ser desconfortável para quem vier a seguir - é só uma regra de cidadania) , massa sem molho, fritos, carnes grelhadas, risotos porque tendencialmente ficam muito secos quando reaquecidos.

Assim, o truque é optares por comidas com molhos como lasanha, carne picada, almôndegas,  empadão, em caso de dúvida os alimentos que demoram mais a confeccionar como os assados por exemplo são os que melhor suportam um reaquecimento. Contudo, estes molhos muitas vezes mancham os recipientes de plástico quando aquecidos, por isso, escolhe marmitas e recipientes de plástico de cor laranja e vermelho, pois vão disfarçar este probleminha.

O truque de uma boa marmita é montá-la previamente num prato para teres noção do que vais comer e compõe esta sempre com uma porção de proteína, carboidratos, leguminosa e legumes e separa todos eles no seu compartimento. Há marmitas que já têm os compartimentos devidamente separados.
Depois não te esqueças da conservação, essa é mais importante do que qualquer outra coisa. Opta por sacos térmicos, se tens alimentos que requerem refrigeração como iogurtes, queijos e afins e o teu trabalho ou sitio para onde vais não tem frigorífico acrescenta um saco com gelo bem fechadinho e sem lugar para fugas.

Para concluir, deixo abaixo uma sugestão adequada de menu para qualquer "marmiteiro" que se preze:

Segunda

Sopa

Carne assada + batata assada + salada

Maçã

Terça

Sopa

Almôndegas + arroz de feijão branco + broculos salteados 

Gelatina

Quarta

Sopa

Douradinhos (estes podem ir crus, mas descongelados depois cozinham-se no microondas por 3 minutos) + feijão verde cozido (leva o azeite e o vinagre para temperar à parte)

Laranja

Quinta

Sopa

Empadão de atum + salada

Iogurte

Sexta

Sopa

Salada de frango

Banana


És adepta(o) da marmita?

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