segunda-feira, 18 de maio de 2015

Dizem por aí que se usa: Blazer

Qual é a peça que nunca, jamais, never... podia faltar por aqui? O blazer, é óbvio! O blazer é uma peça tipicamente masculina, oriunda de Inglaterra e do século XIX, que foi adaptada e integrada no vestuário feminino pela a mão de Coco Chanel (merci beaucoup). Mas, foi no ano 2010 que, puuummmm, explodiu para todos os armários de todas as mulheres... e nas carteiras destas já que é uma peça que exige investimento. Vá, posso contar um segredo se prometeres não contar a ninguém, eu já comprei um blazer por 1euro, mas isso foi um dia de muuuuuiiiiiiiiita sorte.

É uma peça super versátil que permite inúmeras conjugações e pode ser usado com todas as peças e em todas as estações. Mas, é durante a primavera e o outono que eles se tornam imprescindíveis. 


O blazer pode ser o teu melhor amigo nas ocasiões mais especiais e formais, mas também com uns ténis, uns jeans ou boyfriend jeans é super adequado para ser usado num look mais casual, dia a dia e informal. 

Um truque que arrasa num blazer é o forro, normalmente estampado, permite que as mangas sejam dobradas e dá, assim, aquele up, pormenor super moderno, atual, juvenil e despojado ao look.


No inverno, exige a combinação de muitos acessórios e sobreposições para nos aquecer, pois apesar de ajudar é insuficiente nos dias mais frios. 

O corte é muito importante e ajuda a valorizar qualquer tipo de corpo, embora se adapte a todos. 
Um blazer boyfriend valoriza quem tem os ombros mais largos, devido ao seu caimento reto e pelo corte mais quadrado, ao mesmo tempo que ajuda quem tem os quadris mais evidenciados.

Mas, se pelo contrário o teu quadril precisa de uma ajudinha para dar nas vistas, aposta em blazers cinturados que como vai marcar a cinturinha, vai criar curvas. Se for curto, ainda, vai alongar a figura, se o seu comprimento ultrapassar o tamanho do quadril vai dividir a figura e consequentemente fazer parecer que és mais baixa.

O próprio blazer ajuda com o peito, se ele for bastante decotado tem o poder de equilibrar seios maiores, mas se pelo contrário tens um peito  pequeno e queres dar a ilusão de maior volume, as lapelas mais largas e a combinação de tecidos e texturas vão ser os teus melhores amigos.

Agora estás a pensar, "ok, faz milagres mas aqui à pessoa que tem uma barrinha mais saliente não há salvação possível", desengana-te, há sim um blazer certo para ti... opta pelos que tem um corte mais desestruturado, que além de disfarçar a barriguita ainda disfarça ombros mais largos ou por blazeres que tenham no máximo dois botões, mas o ideal é 1.



Ele pode ser usado em casamentos, aniversários, baptizados, numa saída à noite, no trabalho... basicamente em todo o lado. Usas um blazer e pareces logo muito mais cuidada, sendo um bom aliado no verão, onde temos a tendência para irmos para look's demasiado casuais e muitas vezes desadequados onde estamos.

Já tens o teu?

4 comentários:

  1. Um blazer por 1euro? Boa! Eu acho que é uma peça de roupa muito versátil!

    http://bittersweetlondon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra

      Foi daqueles achados... Não resisto a pechinchas!

      Beijinhos

      Eliminar