quarta-feira, 6 de maio de 2015

Hora da Chefe: Bacalhau em caminha de espinafres e coberto com puré

Pois é, fiz a cama ao bacalhau! Já o meu pai está sempre a dizer..."quem melhor fizer a cama, melhor se deita" e neste caso só fazia um pequenino reparo "quem melhor fizer a cama, melhor come".

Ir a casa tem sempre coisas boas...e na Páscoa trouxe esta mesma receita aqui para a bancada, que acho que vais adorar.


Esta é uma receita muito boa para receberes convidados em casa, mas com algumas adaptações consegues perfeitamente fazê-la no teu dia a dia sem perderes muito tempo.

1º Passo: Cozer o bacalhau em leite. Vai fazer com que fique mais macio e gostoso.

2º Passo: Saltear os espinafres em cebola, alho e azeite até estes ficarem encolhidos. Se tem espinafres obviamente adicionei cogumelos frescos, "o que Deus uniu, o homem não pode separar" e os espinafres e cogumelos são exemplo disso. Saltear e temperar com pimenta, gengibre e sal. Reservar.

3º Passo: Noutro tacho picar cebola, e refogá-la em azeite. Quando estiver macia e transparente temperar com pimenta e pimentão doce até ficar com uma cor avermelhada (sem exagero). Reserva.

4º Passo: Fazer o puré. É aqui que se distingue a ocasião, no caso de ser uma refeição mais especial faz um puré mais caseirinho (batata cozida, com margarina derretida e leite depois da batata devidamente esmagada). Se for uma refeição para o dia a dia, faz puré de embalagem de acordo com as instruções desta e já está.

5º Passo: Montar tudo no seu devido sitio. Espinafres com cogumelos na base, o bacalhau lascado, a cebola avermelhada e por fim o puré.

6º Passo: Se for um jantar a meio da semana, depois de um dia de trabalho e só para ti, podes ficar por aqui. Se quiseres caprichar mais um pouquinho, bate um ovo e pincela-o sobre o puré.

7º Passo: Ir ao forno até o ovo ficar com uma consistência sólida. Vá, tu sabes o que estou a dizer...


Vais fazer?

Sem comentários:

Enviar um comentário