sexta-feira, 8 de maio de 2015

Sabes o que andas a comer? Espinafres

Já agradeceste ao Popeye por todas as vezes que te incentivou a comer espinafres com a promessa que ias ficar super forte? Não? Ok, talvez ele não leve a mal...

Já me agradeceste por esta, esta e esta receita? Não? Vá, agora já estás a abusar um bocadinho... Quer dizer. está o Popeye a espalhar saúde, estou eu a contribuir para uma saúde de ferro e tu aí, indiferente, nem agradeces...  O quê? Não sabes o que estou para aqui a dizer? Então lê.

Os espinafres são riquíssimos em fibra, apenas uma xícara cheia tem 20% da quantidade de fibras diárias recomendadas, ao mesmo tempo que possui alcalino, sais minerais (ferro, fósforo e cálcio) e vitaminas A e B. Devido à presença de neoxantina e violaxantina são anti-inflamatórios eficazes e têm antioxidantes, zinco, selénio e vitaminas C e E.

Mas atenção, quando cozinhados têm 3 vezes mais benefícios e malefícios do que quando estão crus e nunca mas nunca deves congelar os espinafres.

Retirei as seguintes informações nutricionais da internet.


Benefícios dos espinafres:

Os espinafres são os melhores amigos do teu aparelho digestivo, visto que te ajudam na digestão, previnem a obstipação e ajudam a emagrecer porque não têm gordura. 

Eles mantém o nível de açúcar no sangue baixo, reduzem a pressão arterial, previnem anemias e protegem o sistema cardiovascular. Devido ao alto teor de cálcio são um aliado no combate à osteoporose, hipertensão e fortalecem os teus dentes... ao mesmo tempo que previnem o envelhecimento precoce, protegem-te das cataratas e eliminam o cansaço, sendo, por isso, aconselhável o seu consumo se praticas desporto, pois densificam os músculos e cicatrizam e tonificam.

Resta-me dizer que os homens ainda são beneficiados na prevenção do cancro da próstata.

Malefícios dos espinafres:

O consumo excessivo de espinafres pode diminuir a absorção do cálcio pelo organismo doutras fontes ou alimentos.  Ao mesmo tempo que têm elevados índices de ácido oxálico, que fica concentrado na água da cozedura dos espinafres, pelo qual não deve ser reaproveitada.

Vá... está na hora, não?

Sem comentários:

Enviar um comentário