sexta-feira, 29 de maio de 2015

Sabes o que andas a comer? Gelatina

Quem faz dieta a primeira coisa que adiciona ao seu cardapio é a gelatina, ela é docinha e ajuda naqueles momentos que a gula ataca, não engorda e não adiciona calorias desnecessárias entre as refeições.

O que muita gente não sabe é que a gelatina é nada mais, nada menos do que um pó desidratado composto por ossos, cartilagem, colágeno e minerais de animais. O que ainda menos pessoas sabem é que concentra em si um conjunto de beneficios para a tua saúde.

Mas, antes de nos desbruçarmos sobre isso vamos analisar a composição da gelatina light de romã da marca condi.

Ingredientes: gelatina (esta é que ninguém estava à espera), maltodextrina, fibra, reguladores de acidez (ácido fumárico, ácido e citrato de sódio), aroma, antioxidante (vitamina C), edulcorantes (aspartame e acessulfame K) e corantes naturais (antocianinas e betacaroteno). Contém edulcorantes, fonte de fenialalanina. Contém leite, dióxido de enxofre e sulfitos. Pode conter glutén. 


Beneficios da gelatina

A vantagem imediata que nos vem a cabeça é que ajuda a emagrecer, uma vez que devido à presença de aminoácidos revela-se um moderador natural da fome e estimula a saciedade por mais tempo. A glicina é um bom desintoxicante, a gelatina favorece a digestão por aumentar o hidroclirídico no estomago e como tal contribui para a prevenção de estrias e celulite.

A gelatina estimula o colágeno humano, que vai manter a tonicidade e elasticidade da pele e consequentemente prevenir o surgimento da flacidez, o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas. Como reduz o stress e elimina os distrubios do sono a nossa pele vai sair beneficiada, a glicina juntamente com a arginina propiciam a cicatrização de feridas mais rapidamente.

A cicatrização não se limita à pele, a gelatina tem o poder de reduzir a inflamação, aumenta a nossa imunidade e previne lesões desportivas. Ao mesmo tempo que preserva as nossas cartilagens, tendões, ossos, desempenhando um papel importante na prevenção de dores articulares e artroses. A falar de ossos, a presença de cálcio, magnésio e fósforo fortalece as unhas, dentes e lá está ossos e faz com que o cabelo fique mais forte e brilhante.

É propicio para o equilibrio hormonal e para a redução do colesterol mau, pois aumenta o colesterol bom.

Maleficios da gelatina

A gelatina é incolor e sem sabor, a tipica usada em receitas de sobremesas. A adição de sabores e cores, segundo algumas teorias, são toxinas empurradas para dentro do nosso corpor que depois vão ser biotransformadas.

Outro ponto apontado frequentemente é a enorme quantidade de adoçante. A gelatina pode provocar alergias e o facto de ter pouca gordura alerta para o facto de que não é saudavel uma dieta sem gordura o importante é reconhecer que tipo de gordura devemos dar preferência.


Sem comentários:

Enviar um comentário