sexta-feira, 22 de maio de 2015

Sabes o que andas a comer? Iogurte

O iogurte é daqueles salva vidas que não podem faltar no nosso frigorífico para os períodos entre refeições. Apesar de muito insistirem que ele faz mal à saúde devido a ter bactérias vivas, são essas mesmo que o tornam um bom aliado para a nossa saúde. Um iogurte é composto por 3 bactérias: Lactobacillus bulgaricus que vai transformar o sabor doce do liquido em ácido, Streptococcus acidophilus que actua sobre a lactose (tipo de açúcar) e transforma-o em ácido láctico e por fim a Streptococcus termophilus que confere a cremosidade. Não, não fui buscar estes nomes ao Harry Potter!

Devido à fermentação bacteriana e por ser uma fonte de fermentos lácteos vai melhorar a digestão e trazer vários benefícios para todo o organismo. Mas, já lá vamos.

Antes de mais vamos analisar o iogurte de beber magro da marca Pingo Doce.

Ingredientes: Leite pasteurizado desnatado, fibras alimentares (oligofrutose, inulina), polpa de morango, cereais (trigo e aveia), amido de milho, aroma de morango, espessantes (pectina amidada, goma xantana), edulcorante (aspartame), corante da fruta (antocianinas, beta-caroteno), regulador de acidez (ácido cítrici), fermentos lácticos, conservante da fruta (sorbato de potássio). Contém uma fonte de fenilalanina.

Benefícios para a saúde

Os benefícios para a saúde são incalculáveis e em regra ultrapassam os benefícios do próprio leite. O iogurte aumenta a nossa imunidade, uma vez que recompõe bactérias benéficas à flora intestinal (probióticos) e expulsa as bactérias ruins. Devido ao alto teor de cálcio fortalece os dentes e ossos, prevenindo, assim, a osteoporose. 

Mantém a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal devido à existência de vitaminas complexo B, melhora o transito intestinal (diminuindo a prisão de ventre), ajuda a emagrecer, quem tem intolerância à lactose suporta bem os iogurtes sem sentir aquele desconforto intestinal. Todos estes benefícios ao nível do aparelho digestivo promovem o bom humor já que o intestino é o cérebro emocional do corpo e como propicia a oxigenação das células, ajuda no combate da depressão e ansiedade.

Protege o Sistema Nervoso porque ajuda nas contracções musculares e na comunicação das células do Sistema Nervoso, melhorando, deste modo, a função dos neurónios. Ainda, deixa a pele mais bonita devido à acção da Vitamina A e o hálito mais fresco.

Malefícios para a saúde

As consequências indesejadas promovidas pelo iogurte estão estritamente relacionadas com a quantidade de açúcar que ajuda a desequilibrar a dieta.

Lembra-te que apenas deves consumir 3 porções de lacticínios.



Sem comentários:

Enviar um comentário