sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sabes o que andas a comer? Melão

O melão é um fruto recheado em vitamina C, vitamina A, vitamina B6, potássio, niacina, fibra dietética e ácido fólico. Plantado desde 1700 depois de Cristo no Papal (Itália) é o fruto por excelência do verão e quem não gosta neste tempinho quente?


Benefícios para a saúde

Se consomes melão regularmente continua, pois ele tem um conjunto de vantagens para a tua saúde bem incentivantes. Se não consomes deverias ponderar acerca do assunto.

Em primeiro lugar ele tem um leve efeito laxante, tornando-se uma arma eficaz contra a prisão de ventre, prevenindo doenças do foro gastrointestinal, combatendo a obesidade e ajudando em casos de disenteria e diversas inflamações. De facto, a elevada percentagem de antioxidantes, faz com que actue e reforce o sistema imunitário, retarde o envelhecimento e hidrate o teu organismo.

O melão regula o teu ciclo menstrual, ajudando com o corrimento vaginal, sintomas do TPM e menopausa. Como é diurético previne infecções urinárias. É um auxiliar no tratamento do reumatismo, previne o risco de cancro e alivia hipertensão.

Malefícios para a saúde

O melão é um fruto doce, muito doce, e como tal tem muitas calorias. O seu consumo em excesso ajuda a engordar um quilinho ou outro.

Não é aconselhável o seu consumo a quem sofre de diabetes, visto que ele aumenta a insulina no sangue.

Apesar de ser um bom amigo para as mulheres, há quem diga que ele favorece a propagação de fungos, estimulando o aparecimento da candidíase.

O melão não deve ser consumido como sobremesa, mas como aperitivo, isto porque ele é de rápida digestão e os alimentos de digestão mais lenta vão deixá-lo sozinho a fermentar e consequentemente a favorecer o aparecimento de gases.

Gostas de melão?

Sem comentários:

Enviar um comentário