sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sabes o que andas a comer? Tomate

60% das receitas que aparecem aqui pelo blog levam tomate, o tomate é um fruto bastante completo que concentra na sua composição Vitamina A, antioxidante, e vitamina C que é propicia à hidrogenação do cológeno que é uma proteína fibrilar que confere resistência aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos.

Se aqui já temos razões mais que suficientes para nos lançar-mos no tomate, ainda temos mais, logo depois às informações nutricionais que retirei da internet.





Benefícios para a saúde

Sendo um anti cancerígeno por excelência desempenha um papel importante na prevenção desta doença. Devido à presença de antioxidantes e fitonutrientes, estudos indicam que 4 tomates por semana diminuiem o risco de cancro da próstata em 40%, mas não se limita a este órgão, estende-se também aos pulmões, ao pâncreas e ao aparelho digestivo.

Por ser rico em antioxidantes, vitamina C, A, betacaroteno, vitamina E e Manganês, propriedades anti inflamatórias, combate doenças associadas à idade, como alzheimer e a degeneração muscular.

Melhora a saúde cardiovascular, devido à acção desenvolvida ao nível do fluxo sanguíneo e circulação, diminuindo, assim, o colesterol e consequentemente a possibilidade de sofrer um ataque cardíaco. Também a visão sai beneficiada com o consumo de tomate, visto que este vai diminuir a probabilidade de degeneração muscular.

Este fruto é adequado para quem sofre de diabetes porque fornece crómio, regulando os níveis de açúcar do sangue. Quem sofre de enxaquecas deve apostar neste fruto, ele ajuda muito com elas.

Por fim, emagrece porque tem baixo teor calórico ao mesmo tempo que te protege das perturbações digestivas.

Malefícios para a saúde

O tomate deve ser o fruto que mais manipulações humanas sofreu até então, esta acção humana verifica-se também ao nível da plantação e produção, sendo usual recorrerem a pesticidas. Estes são prejudiciais à tua saúde.

O seu consumo excessivo pode torná-lo alérgico e provocar dores no estômago. Pode ainda originar a sobrecarga do fígado.

Consomes muito tomate?

2 comentários:

  1. Eu adoro tomate!!!!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar