sexta-feira, 3 de julho de 2015

Sabes o que andas a comer? Vinagre

Há dias estava a comer salada e pensei, "toda a gente acha esta coisa saudável, mas será que é mesmo tão saudável?" E fui logo à pesquisa das propriedades do vinagre para matar a curiosidade.

O nome vinagre vem do francês vinaigre que é nada mais nada menos do que a oxigenação do vinho até ácido acético. Em São Paulo até foi usado para combater os efeitos de bombas de gás lacrimogéneo pela policia.

Os defensores do vinagre apontam-no como um bom substituto para o sal, sendo aconselhado para quem sofre de hipertensão. A verdade é que de todos os alimentos que foram por aqui aparecendo este é o que gere maiores controvérsias. Mas já lá vamos, agora ficamos com as informações nutricionais que retirei da internet.


Benefícios para a saúde

Primeira contradição do dia, há quem diga que ajuda a emagrecer por ter um baixo nível calórico e que faz muito bem à digestão.

Controla os níveis de glicose, quando usado externamente sobre os cabelos deixa-os mais sedosos, macios e brilhantes, controlando, ao mesmo tempo a coceira e a caspa, e sobre a pele combate a oleosidade.

Alegam que ajuda a eliminar a rigidez articular por eliminar cristais de minerais que se depositam nas articulações.

Não satisfeita fui pesquisar se teria vantagem em trocar o típico vinagre de vinho pelo de maçã (cidra) e constatei que vale muito a pena. Este é antioxidante e contribui para um envelhecimento saudável. Ajuda quem sofre de anemia devido à presença de ferro, vitamina B12, combate as cãibras nocturnas quando consumido com mel. Aparentemente vinagre com mel é bastante terapêutico pois ajuda também quem sofre de dores de garganta quando consumido a cada 2 horas.

O vinagre de maçã previne cataratas, a coceira, quando inalada por 5 minutos as dores de cabeça. Ajuda nas dores de estômago e flatulência, sendo aconselhado adicionar algumas gotinhas à água de cozedura dos alimentos que a favoreçam como feijão, lentilhas, couves... Em caso de mal estar recorre a um pano molhado em água quente e vinagre e coloca sobre a barriga, vai afastar náuseas e vómitos. Por fim controla o PH do sangue. 

Se estes truques e mezinhas resultam? Não faço ideia, mas há quem diga que sim, por isso no desespero porque não tentar?

Malefícios para a saúde

Há quem diga que interrompe a digestão, causa mal estar, azia e úlceras e ainda pode provocar complicações hepáticas e renais.

Costumas consumir vinagre?

Sem comentários:

Enviar um comentário