segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Alimentação saudável: Como conservar

É tão importante saberes como preparar os alimentos como conservá-los.

Quando preparares qualquer refeição antecipadamente e não pretendes consumi-las nos próximos 2 dias, deves congelá-las, caso contrário basta guardá-las no frigorífico. Lembra-te sempre de as arrefecer antes de as guardar no frigorífico e de as trocar de recipiente. O mesmo acontece com os alimentos enlatados, vá, já te expliquei que não deves guardar latas no frigorífico, muito menos por mais de 48 horas.

Nenhum alimento deve ser guardado no frigorífico sem estar protegido, usa um recipiente com tampa, película aderente, o que quiseres, menos as latas (of course), só assim evitas que sejam contaminados por outros alimentos, odores e garantes uma melhor conservação. Guardar os alimentos no frigorífico tem a sua ciência por isso atenção ao seguinte esquema:

Nesta imagem que retirei da internet, assinalei as diferentes zonas, todas elas têm especificações diferentes:

1. Na zona menos fria do frigorífico, deves guardar os queijos, iogurtes, compotas, molhos como mostarda, maionese, ketchup...

2. Zona mais fria: Todos os pratos que já foram cozinhados devem estar numa das restantes prateleiras tal como frango e peixe cru, charcutaria, conservas, bolos com creme, pratos com natas e restantes alimentos mais exigentes.

3. Gavetas: Frutas e legumes

4. Na porta deves guardar os ovos, leite, sumos, manteiga.

5. Reserva o congelador para produtos que vão ser congelados.

Lembra-te sempre de conservar apenas alimentos em bom estado e de uma forma higiénica. Quando comprares produtos que já se encontram no frio no supermercado  devem ser transportados deste modo, num saco térmico, e logo que chegues a casa guarda-os no frigorífico. Este por sua vez não deve estar muito cheio, de modo a permitir que o ar circule.

Relativamente aos produtos frescos devem apenas ser retirados na hora a serem consumidos...dando sempre preferência aos mais antigos para que não se estraguem.

Organizas assim o teu frigorífico?

Sem comentários:

Enviar um comentário