terça-feira, 4 de agosto de 2015

Alimentação Saudável: Como preparar

Vá, já que estamos na onda da alimentação saudável, de como comprar, em que altura e outras dicas... venho partilhar dicas (que aprendi na DECO também) de como preparar os alimentos que compraste para uma alimentação mais segura, equilibrada e saudável.

Como já disse anteriormente é sempre importante manusear os alimentos com as mãos limpas, lavadas, sem feridas expostas. No caso de existência destas, tapa-as com um penso por exemplo.

Claro, depois de manusear os alimentos, volta a lavar as mãos, bancada da cozinha e todos os utensílios que entraram em contacto com os alimentos com detergente. Evitas, assim, a contaminação cruzada.

Não deixes a carne e o peixe descongelar em temperatura ambiente, é preferível que deixes descongelar no frigorífico ou no microondas, diminui a probabilidade de se estragarem. Depois claro não voltes a congelar o que já descongelaste anteriormente, é muito perigoso.

Todos os alimentos devem ser muito bem cozinhados, no caso de usares o microondas e no centro a comida não ficar bem aquecida, volta a meter mais uns minutinhos a aquecer.

Não consumas produtos que estejam inchados, com odor estranho, cor ou textura duvidosa, em caso de duvida mete-os fora. Muitos produtos aguentam muito tempo depois do prazo terminar, quando dizem "consumir de preferência até" podem ser consumidos à posteriori, mas quando dizem "consumir até" é melhor não arriscares.

Quais as dicas que acrescentavas?

Sem comentários:

Enviar um comentário