terça-feira, 11 de agosto de 2015

Hora da Chefe: Bolachinhas de água e sal

Quem acompanha o Instagram já deve ter percebido que estou a mudar os meus hábitos alimentares, andava constantemente enjoada e com dores de barriga e estou a fazer uma dieta baixa em fodmaps para ver se a coisa melhora, pelo menos até que o médico descubra o motivo dos sintomas mencionados.

Como esta dieta é bem restrita não tenho publicado nem o menu na página do facebook do blog, nem receitinhas por aqui. Contudo, apercebi-me que há muita gente preocupada com algumas restrições alimentares com o intuito de melhorar a sua qualidade de vida ou até por questões de saúde como é o caso da intolerância à lactose ou até doentes celíacos. Foi a pensar nessas pessoas que decidi partilhar a seguinte receita à prova de qualquer intolerância alimentar mais popular (glutén, lactose, frutos secos, ovo, soja...), pois agora compreendo as dificuldades em arranjar um lanche para levar para a escola, universidade, trabalho...


1º Passo: Misturar todos os ingredientes secos, nomeadamente, 1/2 xícara de chá de farinha de arroz, 2 colheres de sopa de farinha de linhaça, 1/2 colher de chá de sal, 1/4 colher de chá de fermento, oregãos a gosto.

2º Passo: Depois dos ingredientes estarem devidamente mexidos e misturados, acrescentar os ingredientes líquidos, isto é, 1/4 de xícara de chá de água e 1/2 colher de chá de azeite. Misturar tudo e envolver muito bem até formar uma massa homogénea e maleável. 

3º Passo: Aqui tens duas opções, ou abres toda a massa num tabuleiro e depois de cozida cortas as bolachinhas, ou como eu, fazes bolinhas com a ajuda da mão e esmagas até teres o formato de uma bolachinha redonda, relativamente fina.

4º Passo: Levar ao forno pré aquecido a 180º por 20 minutinhos.

Depois dispões num recipiente de plástico e podes levar contigo para onde te apetecer.

Vais experimentar?

Sem comentários:

Enviar um comentário