terça-feira, 1 de setembro de 2015

Alimentação Saudavel: Regras de ouro

Uma alimentação saudável e equilibrada requer um conjunto de medidas que salvaguarde a segurança alimentar. Contudo, na hora de montar o prato, de consumir e de escolher os alimentos também é muito importante ter em consideração algumas regras de ouro.

1. Limita o consumo das calorias e principalmente de gordura. Esta não deve ultrapassar os 30% das primeiras. Assim, prefere, frango sem pele, peixe, produtos lácteos magros e reduz o consumo de gorduras como manteiga, fritos, natas e maionese.

2. Diminui o consumo de gorduras saturadas provenientes de animais e os óleos de palma.

3. Atenção ao colesterol, ele encontra-se nos produtos provenientes dos animais como carne, queijos e afins.

4. 55% dos alimentos consumidos devem ser hidratos de carbono. Mas não te esqueças das fibras presentes nas frutas e legumes.

5. O consumo da proteína animal não deveria ultrapassar os 10 a 15% do consumo diário das refeições. Opta por peixe, refeições vegetarianas e carne 3 vezes por semana.

6. Opta por uma alimentação variada, só assim conseguirás ir buscar todos os nutrientes que precisas.

7. Cuidado com o sal.

8. Não abuses dos suplementos alimentares de fibras, vitaminas ou minerais. Tenta satisfazer estas necessidades com uma alimentação equilibrada.

9. Faz exercício e pesa-te.

10. Não abuses no álcool.

E desfruta de uma vida com saúde e bem estar que é o mais importante.

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