quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Dicas para limpar peças e electrodomésticos de inox

A cozinha e a casa de banho devem ser as divisões da casa mais difíceis de limpar e manter limpas. A cozinha agrava a situação devido a cozinharmos lá e tudo ficar cheio de gordura.

É rara a pessoa que não tenha nada de inox na cozinha, logo é rara a pessoa que tenha que se deparar com o dilema de manter o inox limpo, liso, sem estar arranhado e que se mantenha brilhante. Pois, a pensar em ti sai uma panóplia de dicas para resolveres o problema.

Exaustor

Este deve ser o maior quebra cabeças que temos em casa, a gordura entranha-se e apodera-se do exaustor como se fossem um só. Para o limpar começa por retirar as grelhas e colocá-las de molho num liquido desengordurante por um bom tempo. Deste há uns melhores do que outros, aconselho o do Lidl pois resulta mesmo.

O resto do exaustor deve ser lavado com um desengordurante numa esponja, depois retira a espuma com um pano limpo. Já sem o excesso, passa um pano com vinagre branco, se nem assim resultar, recorre a bicarbonato de sódio com água.

Depois de um bom tempo de molho, lava as grelhas com CIF creme, ou outro detergente do género, com uma escovinha que facilite enfiar nos buraquinhos. Passa por água e tira o excesso de água com um pano e monta-o novamente no lugar.

Microondas

Antes de mais num recipiente próprio de ir ao microondas mistura água com vinagre no seu interior e deixa ferver no microondas por 5 minutos a funcionar. Isto vai amolecer a gordura, fazendo com que apenas tenhas que passar um pano húmido no seu interior.

Se o teu microondas é daqueles meio espelhados, limpa-o com limpa vidros, aconselho o Ajax, nunca falha. Mas, não uses panos que podem deixar pelos e marcas, o ideal será, ou papel de jornal ou papel de cozinha.

Acessórios

Os acessórios de cozinha são o mais fácil, só lavar com CIF creme e tirar o excesso com um pano húmido.

Se ficar manchado usa papel de cozinha, é melhor do que um pano, pois este tende a deixar mais manchas.

Panelas e Tachos

Quando a comida agarra, coloca o tacho ao lume com um pouco de água e bicarbonato de sódio. Este processo vai ajudar muito.

Já conhecias estas dicas?

Sem comentários:

Enviar um comentário