terça-feira, 15 de setembro de 2015

Dicas para te manteres acordada(o) depois de uma noite mal dormida

Deitar cedo e cedo erguer dá um sono que não podes crer! Mesmo cumprindo religiosamente as 8 horas de sono, há aqueles dias em que dá uma perguiça e soninho de manhã que ninguém merece, naqueles dias de insónias, ui, bem pior... 

Então aqui vai um conjunto de dicas para não estares a bater com a cabeça no teclado na manhã seguinte.

Água Geladinha

Estavas a pensar que ia recomendar café, não estavas? Mas não, mais importante que qualquer estimulante é beber um copinho de água gelada, lavar o rosto com água bem fria e um bom banho refrescante. Esta sim vai estimular a produção de adrenalina e acelerar os batimentos cardíacos, estes, por sua vez, vão bombardear o sangue para o cérebro, despertando-o. 

Alimentos leves

Muito provavelmente estarás esfomeado(a), isto acontece porque o sono aumenta a produção do cortisol que é nada mais nada menos do que a hormona da fome. Por mais que te apeteça devorar este mundo e o outro deves optar por refeições leves, já que a barriguinha cheia e refeições pesadas dão inevitavelmente mais sono.

Mastiga

Uma chiclete ajuda porque vai ativar o nervo da região do maxilar que tem ligação direta com a área do cérebro responsável por te manter acordado(a). Contudo, esta ação é temporária e limitada no tempo entre 15 a 30 minutos.

Luz, luz e mais luz

Vai à janela, à varanda, para a rua, liga as luzes de casa... assegura-te que tens luz suficiente para aniquilar um vampiro. A escuridão produz melatonina, responsável por adormecer o teu corpo e nós não queremos isso.

Música 

A música com oscilação de sons vai manter o teu organismo em estado alerta e não conseguindo relaxar não vai entrar em descanso, não é? A rádio ou uma playlist com música calmas e alegres são uma óptima aposta, já que a variação de músicas vai criar um sistema de picos. 

Treinar

"Sim, depois de uma noite mal dormida o que mais me apetece é levantar cedo para ir treinar", eu sei, a mim nem com uma noite muito bem dormida fará mal dormida, mas acredita que um exerciciozinho aeróbico leve ou uma caminhada acelerada vai acordar-te.

Café

Se não bebes café como eu, podes simplesmente cheirá-lo que ajuda. O café é um estimulante mundialmente conhecido.

Levanta logo que toca o despertador

Aquela história de "mais 5 minutos, mais 5 minutos, não agora é que é só mais 5 minutos" não resulta. Das duas uma ou vais adormecer ou então, como eu, ficar super de mau humor e insuportável de aturar. A única coisa boa disto é que com o atraso a tua adrenalina vai despertar.

Boa noite

Aproveita que estás cheio(a) de sono para teres uma noite de sono tranquila.

Já experimentaste estas dicas?



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