terça-feira, 29 de setembro de 2015

Nem tudo o que parece é

Se há coisa em que entramos em discordância cá em casa é alimentação e confesso que a culpa é minha. porque tenho preconceitos que me foram transmitidos pelo meu pai. Quer dizer bem vistas as coisas a culpa é do meu pai que nunca me deixava comer laranja à noite, beber água por cima do melão, beber água por cima de leite ou gelados, tomar banho depois de comer... vá esta ultima o homem cá de casa ainda é mais chato do que eu. Seja como for, fui fazer uma pesquisa sobre os mitos e se havia algum fundamento de verdade nisto, se cresceste traumatizada ou se estás a crescer este post é para ti.

1. Comer gelados, beber água fria ou cortar as unhas depois de uma refeição pára a digestão

Cortar o cabelo e as unhas depois de uma refeição não interfere com a digestão. Mas, água fria e gelados confirma-se, o choque térmico e a necessidade adicional de energia para regularizar as temperaturas internas, pode, de facto, interferir com a digestão.Esta interferência é tanto maior quanto mais pesadas forem as refeições, mais rica em gordura e proteínas e maior a diferença de temperaturas.

2. Uma alimentação sem glutén é essencial para emagrecer

Agora parece que está na moda deixar de comer glutén para emagrecer. A verdade é que não comendo glutén não comes massa, pão, pizzas, hambúrgueres e tantas outras coisas que engordam e por isso ao eliminares da tua alimentação ajuda. Contudo, não é de todo solução, primeiro porque os substitutos sem glutén como massas, pão... e afins até têm mais calorias, segundo porque só uma alimentação saudável equilibrada e exercício físico ajudam efectivamente a emagrecer. 

3. Produtos light são bons para a dieta

Muito amiguinhos que eles são não é? Não, não é eles são o demónio... brincadeirinha, não são assim tão maus, mas também não são tão amiguinhos como espalham por aí. Muitos têm altos teores de gordura e se isto não bastasse as pessoas entusiasmam-se e comem a dobrar e depois... depois já sabes.

4. Comer laranja à noite faz mal

Esta tu conheces "de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata", não conheces? Eu sabia, leitoras(es) cultas(os), que orgulho! Não, não morres o que acontece é que muita boa gente com mais dificuldades em fazer a digestão podem ter  algumas dificuldades em a digerir devido à sua acidez que aumenta a tendência para azia ou refluxo gastroesofágico. Isto acontece frequentemente pessoas que sofrem de hérnia no hiato, por isso se sentires estes sintomas corre para o médico e quem sabe se não te salvei a vida.

5. Devemos evitar beber leite de vaca

Sim, como se isto fosse fácil quando até as salsichas têm leite. Eu já falei um pouco do leite de vaca e das suas controvérsias na rubrica "sabes o que andas a comer: leite de soja", mas a verdade é que ele oferece cálcio e vitamina D muito importantes para os ossos. Se deixas de beber só porque sim, tens que encontrar alimentos que forneçam a mesma quantidade destes nutrientes.

6. Misturar laranja e leite ou melancia com vinho faz mal

"Melancia água fria, melão vinho bom", se ganhasse 5 euros por cada vez que ouvi isto, hoje pagava-te um bom jantar. A verdade é que não há qualquer problema, aliás a laranja e o leite até que combinam muito bem e coabitam na perfeição em algumas receitas. Já a melancia não vai "encortiçar" no teu estômago podes estar descansada(o).

7. O café tira o sono

A cafeína é realmente um estimulante que pode perturbar o teu sono. Mas isto só acontece se não estiveres habituada(o) a beber café, se o consomes com regularidade não vais sentir insónias nem qualquer alteração no sono.

8. Ovos fazem mal ao colesterol

O colesterol está relacionado com o consumo exagerado de gorduras saturadas e adivinha? O ovo é pobre destas... as carnes, leite, pele de aves, esses sim aumentam o colesterol. Contudo, deves regrar o seu consumo quando misturado com outras proteínas como peixe.

9. Beber líquidos a acompanhar a refeição atrapalha a digestão

Depende da quantidade e do tipo de líquidos que consumires, mas um copinho de água não vai trazer mal ao mundo, não queremos que te entales.

10. É preciso esperar 2 horas depois da refeição antes de tomar banho?

Pelo sim, pelo não é melhor não arriscares, não queremos que apanhes um choque térmico e morras para aí. Mas, se a tua sensibilidade à mudança de temperaturas é nula, então não deve haver problemas. Mas, se morreres lembra-te que te aconselhei a não arriscares.

11. Beber café aumenta a tensão arterial

Não é nada disto, aliás até pode ser um bom protetor cardio. Eu não bebo café, por isso não sei, mas se bebes e entretanto chegares aos 150 anos dizes-me?

12. Comer alho resolve os problemas de hipertensão

Claro e as farmacêuticas iam assim à falência. Ele até é um óptimo alimento anti-inflamatório e antioxidante, mas não te resolve o problema... pelos menos assim o dizem.

13. O chocolate influencia o humor

Quem tem o período sabe bem que sim, isto acontece, porque aumenta a serotonina que promove uma sensação de bem estar, calma e prazer no organismo.

14. Comer à noite engorda mais

Um dos truques para manter o corpinho nos trinques é "de manhã comer que nem uma rainha, à tarde como uma princesa e à noite como mendiga", isto porque há noite não somos tão ativos (e cada um sabe de si) e por isso não desgastas tanto as calorias e depois elas têm que ir para algum lado.

15. Devemos beber 2 litros de água por dia

Pois tem que ser, só assim repomos o que perdemos através da respiração, transpiração, urina e nas funções fisiológicas em que esta participa como a circulação sanguínea, manutenção da tensão arterial, digestão e transporte de nutrientes e enzimas, sucos gástricos e salivação.

16. A laranja é o alimento que tem mais vitamina C

O alimento com mais vitamina C é o camu camu uma vaga da amazona que tem 12 vezes mais de vitamina C do que a laranja, mas também o kiwi, papai também a superam. Outros produtos hortícolas superam a quantidade de vitamina C da laranja, como a salsa, couve galega, couve portuguesa, pimento vermelho, grelos e agrião.

17. O pão engorda

Não, quem engorda és tu. Estou a brincar, ele não engorda o que engorda é o que se lhe mete dentro. Contudo, o pão escuro não deixa de ser o mais saudável devido às suas farinhas não serem tão processadas. 

Também acreditavas em alguns destes mitos como eu?

2 comentários:

  1. A propósito do mito n.º 10. :) http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=4737239&page=-1

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  2. Aí está um artigo que toda a gente deveria de ler =)
    Obrigada

    Beijinhos

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