quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Sabes o que andas a comer? Laranja

Este ano as laranjas portuguesas estão muito boas, docinhas e sumarentas e com todos os benefícios a elas associadas tornam-se irresistíveis. Mas, antes de passar a eles vamos dar uma vista de olhos às informações nutricionais que retirei da internet.

Benefícios para a saúde:

Devido à presença de Folatos, pectina e antioxidantes há uma redução do colesterol e consequentemente da probabilidade de doenças cardíacas e derrames, sendo que esta ação é reforçada por fornecer potássio que ajuda a diminuir a arritmia.

O consumo da laranja previne o cancro devido a conter D-limoneno que reduz o metabolismo das células cancerígenas no corpo, o que já por si estimula a desintoxicação, esta acção é tanto maior na prevenção do cancro em orgãos como os pulmões, boca, mama, cólon e pele, quando conjugada com a vitamina C. Esta última afasta doenças causadas  por micro-organismos.

Por possuir vitaminas do complexo B como a tiamina, piridoxina e folatos alivia stress, ansiedade e depressão. Graças a estas há uma reparação dos danos do ADN.

Como é rica em fibras, melhora a digestão e ajuda o movimento intestinal, ao mesmo tempo que reduz a azia e o inchaço. Uma laranja tem em si propriedades tonificantes, antioxidantes e vitamina C (como já foi referido), a combinação destas 3 previne o envelhecimento precoce, protege os olhos, previne a xeroftalmia (secagem da córnea), alivia os sintomas de bronquite, asma e tosse, ajudando ainda com a acidez do sangue e a controlar a pressão sanguínea.

A sua casca pode ainda ser aproveitada para limpar os dentes e evitar o mau hálito. 

Malefícios para a saúde

O consumo regular de laranja pode alterar os marcadores de saciedade, por o seu sumo ser rico em frutose. Pode ainda provocar náuseas, cãibras e diarreia.
Não encontrei outros malefícios associados à laranja.

Consomes regularmente laranjas?

 



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