segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Uma chefe para tantas receitas #5

Segunda feira dá entrada a uma nova semana de trabalho, faculdade, escola... do que a tua rotina for feita. Na correria do dia a dia nem sempre temos pachorra para ir às compras ou pensar sobre o que fazer para o jantar, acabando sempre por comer o mesmo... e é aí que o Socorro Vou Morar Sozinha entra com 5 propostas diferentes, fáceis, rápidas, saudáveis e deliciosas. 

Segunda


Temos aqui uma receita super rápido, só precisas de grelhar um bife de frango temperado com sal, pimenta, louro, gengibre e oregãos (ou com o que mais gostares e te apetecer). Depois começas por grelhar courgete em fatias muito finas temperadas apenas em sal... Quando estiver mole, com um aspecto grelhado juntas ao tomate cereja em rodelas, queijo fresco (o meu sem lactose) e amêndoas. Envolves tudo muito bem. Podes comer apenas  o frango com estes legumes ou acrescentar arroz branco para render (embora não considero necessário).

Terça


Na terça escolhi fazer tiras de potas no forno com molho de tomate e arroz thai branco cozido só em água e sal. Para fazer o arroz é a regra do costume, 1 caneca de arroz para 2 canecas de água a ferver, temperar com sal e esperar 20 minutos... voilá. Simples não? Surpreende-te com a receita das potas, só precisas de temperar com sal, pimenta e azeite (muito pouco) dispor num tabuleiro as potas separadas e picar para cima delas um tomate em cubos, polvilhar oregãos e levar ao forno por 20 a 25 minutos. Já está, simples não?

Quarta


Outra receita super simples, e agora que reparo que é muito arroz para uma pessoa só, mas como são todos diferentes nem chateia muito repetir e na primeira receita é perfeitamente dispensável. Para fazer este arroz só precisas de colocar um fio de azeite no fundo de um tacho, picar tomate e levar ao lume (já sabes que podes sempre pôr cebola e alho não o menciono porque não o faço). Quando o tomate estiver desfeito acrescenta arroz agulha ou carolino envolve tudo e tapa com água para cozer.
Acompanha com bife grelhado sem gordura temperado apenas em sal.

Quinta


Coloca batatas a cozer em água e sal.
Num tabuleiro de ir ao forno forra o fundo do mesmo com tiras de cenoura mais ou menos grossa. Por cima destas coloca espinafres numas quantidade a gosto, tempera-os com sal e azeite. Por cima dos espinafres dispõe filetes de peixe gato temperados com sal, oregãos, pimenta e gengibre, leva ao forno por 30 a 40 minutos e  acompanha com as batatas cozidas. Uma receita super fácil, diferente e que parece que dá muito mais trabalho do que realmente dá.

Sexta


Sexta feira é dia de arrumar a casa, depois de um dia inteiro de trabalho, arrumar a casa, o tempo que sobra e a vontade para cozinhar é muito pouca. Assim, optei por uma receita super leve e deliciosa. A receita é simples e podes ver aqui só não metas os espinafres. 
Depois é só cozer a abóbora muito bem em água e sal, quando estiver desfaz com ajuda de um garfo. Noutro tacho salteia espinafres em sal, pimenta e azeite. Ao montar a minha panqueca coloquei no centro o puré de abóbora, os espinafres e o queijo fresco sem lactose, enrolei e adorei.

Vais experimentar alguma destas receitas?
  

Sem comentários:

Enviar um comentário