segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Uma chefe para tantas receitas: cardápio semanal #2

Comecei esta rubrica aqui e vi que tu gostaste... por isso vou tentar mantê-la actualizada. Quem ainda não percebeu em que consiste, passo a explicar, são receitas simples e adequadas para o dia a dia e marmitar no dia seguinte. Tentar dar ideias para aqueles dias em que não sabes o que cozinhar e queres algo prático e que não dê muito trabalho, depois de um dia cansativo.

Não esperes receitas muito elaboradas ou que dão mais trabalho, essas ficam para a hora da chefe que vai aparecendo com menor regularidade.

Segunda


Segunda é um dia complicado, depois de um acordar custoso, de um dia arrastado, o que menos te apetece é fazer jantar. Por isso a proposta de hoje é uma omelete super fofinha e deliciosa. Toda a gente sabe fazer uma omelete, eu tenho algumas dificuldades, mas arrisquei e está aqui o resultado. Misturei 1 ovo inteiro, 1a clara e um pouco de bebida de arroz (se não tens qualquer problema com o leite, podes usar leite normal). Mistura tudo muito bem, tempera com sal e uma pitada de pimenta.
Depois é levar a uma frigideira forrada com azeite (tiras o excesso com papel de cozinha), em lume brando e deixas a fazer em lume brando, com ela tapada com um testo. Quando vires que já está, dobras e deixas fazer mais um bocadinho, serve com uma salada de tomate e agrião temperada com sal, azeite e vinagre de cidra. Meu Deus, assim parece tão simples, mas lá está muito saudável e leve.

Terça


Na terça tens que fazer tudo aquilo que não te apeteceu fazer na segunda, por isso nada melhor do que apostar numa receita que se faz sozinha. Este rolo de carne só tem mesmo carne, nem ovo para unir, nada! É só pegar na carne picada e moldá-la em forma de rolo, podes usar papel vegetal para te ajudar. Temperar com sal, pimenta, orgãos, gengibre e coentros e vai ao forno a 200º por 30 minutos mais ou menos. A acompanhar escolhi arroz basmati, é só colocar um copo de arroz, e 2 de água a ferver, temperada com sal e deixar a fazer por 20 minutos. Depois de desligá-lo deixa repousar por 5 minutos e está pronto. Uma refeição super boa, fácil e prática, enquanto cozinha, podes ir arrumar aquela divisão que está a precisar.

Quarta


Na quarta já começas a ficar mais cansadita(o) e precisas de algo mais leve para o jantar. Para isso é só grelhar salmão, cozer batatas e saltear espinafres com azeite, sal e pimenta. É super fácil metes azeite ao lume, espinafres embalados e envolve tudo, chegará a um momento que vai encolher e quando vires que tal, já está. Eu não coloquei alho porque a dieta Fodmaps não o permite, mas se podes só tens a ganhar.

Quinta


Na quinta já nem te importas estar na cozinha e por volta dos tachos, contudo, já não tens muitas ideias... nessa hora inventas. Metes a massa a cozer, esta é da Milaneza, sem glúten que se compra por 1,99€ em qualquer lado, que para não ficar tão peganhenta tem  que ser cozida com muita água, só coloquei mesmo água e sal. Depois temperas os bifes de frango com sal, pimenta, limão, oregãos e gengibre (ou ao teu gosto) e metes a grelhar. Podes grelhar já em pedaços ou inteiro e depois cortas em tiras. Quando estiver, misturas ao frango, cenoura ralada e envolve muito bem, podes também adicionar curgete cortada em tirinhas fininhas, vai envolvendo, se precisares mete umas gotinhas de água da massa, mas em principio não precisarás. Quando estiver a soltar água envolve os espinafres até encolherem.
Por fim mistura a massa já cozida e envolve tudo muito bem. Podes servir assim como eu fiz ou colocar queijo ralado por cima.

Sexta


Na sexta apetece é um peixinho grelhado para iniciar o fim de semana, eu adoro Dourada grelhada assim, não gosto dela escalada. Meto a grelhar só em sal, cozo batatas e acompanho com uma salada de alface temperada com azeite, sal e vinagre de cidra. Começo o dia seguinte muito mais leve, bem disposta e preparada para aproveitar os tempos livres.

E tu safaste bem com a omelete?

Tens algum truque para não se desfazer?

Sem comentários:

Enviar um comentário