segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Uma chefe para tantas receitas: Cardápio Semanal #3

Começa uma nova semana não é verdade?! E com ela convém saberes o que vais comer e o que precisas de comprar... e se te faltam ideias, por aqui vais encontrar o que procuras... (se procuras namorado(a)... afinal enganei-me!).

Segunda

Para começar a semana proponho uma receita levezinha e deliciosa. Quem não gosta de legumes recheados? Ena pah tanta gente... isso é porque ainda não provaram a receita certa. 1º Lugar faz o refogado com tomate e azeite (se não estás a fazer a dieta FODMAPS) podes acrescentar cebola e alho sem qualquer problema. Quando já estiver com um aspeto mais parecido com uma polpa, podes acrescentar a carne picada e envolve tudo, tempera com sal, pimenta, gengibre e oregãos até ficar ao teu gosto. Enquanto cozinha corta uma tampa no tomate e tira o recheio e sementes.
Mete a carne no seu interior e leva ao forno por 20 minutos a 200º ou até achares que está feito. Eu não coloquei mas podes colocar queijo por cima e levar a derreter.
Serve com salada de alface a agrião temperada com sal, vinagre de cidra e azeite.

Terça


Foi a primeira vez que provei massa sem glúten e confesso que não fiquei muito bem impressionada, entretanto percebi que cozi em pouca água. Esta receita é super fácil, só precisas de grelhar as fêveras e cortá-las em tiras. 
Enquanto está a grelhar podes ir salteando os espinafres em azeite, sal e pimenta. Se não houver nenhum problema podes acrescentar alho.
Quando tudo estiver preparado podes misturar tudinho e acrescentar tomate cereja cortado às rodelas.

Quarta


Arroz de frango no forno, uma receita bastante rentável, prática e deliciosa, super recomendável para levar na marmita. Começa por fazer arroz branco normalmente. Coze os peitos de frango. Quando estiverem prontos coloca-os em água fria para arrefecer e começa a desfiá-los para um tacho com azeite e tomate (já sabes se não houver problema mistura cebola e alho), acrescenta espinafres, cenoura ralada e milho (e todos os legumes que te apetecerem). Com o milho que sobrar mistura no arroz branco, faz uma camada com o preparado de frango, outro com arroz, assim adiante até terminar. Depois é só colocar queijo por cima (usei sem lactose) e levar ao forno até derreter.

Quinta


Claro que tinha que haver peixinho, escolhi bacalhau à Gomes de Sá que eu adoro. Coze batatas, ovos e bacalhau, quando o bacalhau estiver cozido tira-o do lume e coloca-o em água fria para arrefecer. Quando conseguires estar com ele na mão sem te queimares desfia-o para um tacho com azeite e envolve com batatas e o ovo cortado em rodelas, envolve tudo muito bem. Podes acrescentar cebola às rodelas e depois polvilha com salsa (duas coisas fora da minha listinha). Depois é só comer e ser feliz.

Sexta


Para terminar a semana uma receita muito boa e levezinha. Começa por temperar a costeleta a gosto, coloquei sal, louro, pimenta e gengibre e pôr a grelhar. 
Descasca e coze os legumes (nabo, abóbora, courgete, cenoura, feijão verde), quando estiverem macios (só a cenoura e o feijão verde demoram mais tempo, o resto é só dar uma fervidela), podes saltear em azeite, sal e envolver com milho. Depois é servir e ser feliz, é quase uma sopa mastigável.

Vais experimentar alguma?

Sem comentários:

Enviar um comentário