segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Uma chefe para tantas receitas: Cardápio semanal #4

O fim de semana correu bem? Preparada(o) para mais uma semaninha? Se não te sentes inspirada(o) para regressar ao trabalho, à escola, à rotina, pelo menos com este post vou-te inspirar sobre o que cozinhar e comer, sem perder muito tempo e manter os padrões saudáveis de uma alimentação variável e equilibrada.

Segunda


Na segunda feira as receitas rápidas, leves e saudáveis devem ser privilegiadas devido aos excessos cometidos no fim de semana e à falta de pachorra para cozinhar. Assim, sugiro uma espetada de peru grelhada sem gordura adicional com sal, pimenta e uma pitadinha de gengibre acompanhada com arroz integral cozido em água e sal.
Para fazer o arroz é só colocar o dobro de água que colocaste de arroz, assim, se colocaste uma caneca de arroz, coloca 2 canecas de água já a ferver (se tiveres daqueles jarros eléctricos óptimo, se não usa água quente da torneira). Contudo, devo alertar que ele fica sempre com uma textura de arroz cru, mesmo que ultrapasses os 20 minutos recomendados em grande escala. Conheces algum truque?

Terça


Outra vez arroz? É verdade mas este é o arroz agulha dito normal que tem um sabor diferente, textura e... volta amanhã que já percebes. Para fazer este arroz fiz um refogado só de tomate e azeite (podes usar cebola e alho), acrescentei o arroz e envolvi, acrescentei o dobro de àgua a ferver e deixei cozer por 5 minutinhos. Acrescentei o peixe gato cortado aos cubos e temperei o arroz e agora peixe com sal, pimenta, oregãos e gengibre. Deixa cozer com mais água se quiseres molho ou com menos se preferires com pouco molho.

Quarta


Na quarta já tens um bocadinho mais de pachorra e até estás disposta(o) a cozinhar. Esta receita não correu propriamente como eu gostaria, mas posso partilhar contigo a teoria pode ser que a prática te corra melhor. Basicamente tens que estufar a carne picada em azeite e tomate temperada a gosto, coloquei sal, pimenta, gegibre e oregãos. Depois de cozida cortas corgete em tiras fininhas para rechear em cubos como se fossem canelones, levas ao forno e já está. Depois podias pôr por cima molho de tomate e queijo, como a coisa não correu tão bem desisti.

Quinta


A receita de quinta é super saudável e rápida, óptima para aqueles dias que já chegas cansada e sem grande paciência para comer. Se queres uma receita leve e nutritiva, esta pode ser uma excelente opção para ti. Primeiro temperas os bifes de frango a gosto, com sal, louro, limão, gengibre e pimenta e colocas a grelhar.
Para fazer as panquecas bates num liquidificador ou na varinha mágica 1 copo de amido de milho (a nossa maizena), meio copo de farinha de arroz, 1 ovo, 1 copo de leite de bebida de arroz, amendoa... o que beberes sem lactose, sal a gosto. A esta receita base foi acrescentado cenoura raspada e espinafres daí a cor.
Levar a uma frigideira com azeite, lembra-te tirar o excesso de azeite com papel de cozinha, e deixar fazer nos dois lados. Depois é só rechear com o frango, mas podes rechear com mais coisas, tomate e queijo por exemplo, alface e milho, atum e maionese... o que te apetecer! 
Aqui tens umas panquecas sem lactose e sem glutén maravilhosas.

Sexta


Ainda na onda do não me apetece cozinhar nada, sugiro punheta de bacalhau para sexta feira que merece uma receita super rápida e fácil. Só precisas de desfiar bacalhau, envolvê-lo em cebola em rodelas e temperar com sal e azeite e já está. Que mais podes pedir?

Que vais jantar hoje?

Sem comentários:

Enviar um comentário