segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Uma Chefe para tantas receitas #36

Então como correu esse fim de semana? Ainda não acabou? Vais de férias? Ah vidinha boa, agora não te queixas que é segunda feira, não é? 

Tu aí que não vais de férias?! Ou já foste!? Não me esqueci de ti, tenho aqui um conjunto de receitinhas das boas que podes usufruir durante a semana, olha que eu caprichei! 

Vais perder? Claro que não já que cá estás, vê lá se não encontras por aqui umas receitinhas que tornem a tua semana um bocadinho melhor?!

Segunda


Se estás deprimida ao ponto "que se lixe a dieta eu mereço comer o que me apetece porque estou a trabalhar" então esta receita é para ti, mas descansa que o pecado é subtil.

Proponho um arrozinho de legumes e frango no forno, para tal começa por partir a cenoura em cubos, feijão verde aos pedacinhos pequenos e tomate refogando tudo em azeite. Quando o tomate começar a engrossar a sua textura acrescenta o frango em cubos pequenos previamente temperado com limão e sal, mistura tudo e tempera com sal, oregãos, pimenta e gengibre (não abuses nestes últimos).

Quando o frango começar a ganhar uma cor esbranquiçada junta arroz vaporizado e envolve tudo muito bem, adicionando o dobro da quantidade de arroz de água. Deixa cozinhar até a água vaporizar totalmente, é sinal que tudo está devidamente cozido. Para terminar coloca sobre um tabuleiro pirex e na sua superfície queijo sem lactose para que possas levar ao forno até o queijo derreter totalmente.


Terça


Se na terça continuares "nem aí" podes optar por esta receita, sim novamente frango, o titulo deste post podia ser "1000 maneira de cozinhar frango" mas tinha os peitos de frango descongelados e tinha que lhes dar uso.

Para fazer esta receita comecei por cozer a massa de quinos (sem gluten) em água e sal.

Simultaneamente refoguei tomate em azeite até ter uma consistência bastante grossa, temperei com pimenta e orgãos. Quando já estivam bem cozinhados passei para outro recipiente e tornei-os numa polpa com a varinha mágica, reservei.

Na frigideira que já tinha utilizado deixei pedaços de frango e rodelas de tomate cherry a grelharem sem qualquer gordura adicional. Quando estavam suficientemente grelhados temperei tudo com sal e limão. Seguidamente juntei as azeitonas descaroçadas e a massa. Para terminar juntei a polpa que estava de reserva e reforcei os oregãos.

O passo seguinte é opcional, mas como gosto daquela textura do tomate cherry cru, adicionei algumas meias luas.

Quarta


Na quarta já começas a sentir algum peso na consciência mas ainda com um toque de rebeldia e por isso podes apostar num arrozinho de lulas.

Refoguei tomate e cubos de cenoura em azeite, esmagando muito o tomate, quando já estavam com uma textura ao meu gosto juntei as lulas misturando e temperando com sal, pimenta, gengibre, oregãos. Quando vi que tal juntei o arroz, o ideal é o carolino, mas eu juntei agulha do Urugai e a coisa funcionou bem. Depois de envolvi tudo muito bem, acrescentei o dobro da quantidade de arroz que utilizei mas em água.

É só deixar cozer e servir.


Quinta


Para quinta sugiro almondegas de carne de vaca com arroz thai jasmin e salada.

Cozer o arroz normalmente conforme as instruções da embalagem.

Fazer uma saladinha com rucula, espinafres e alface temperada com azeite e sal,

Fazer as almondegas refogando tomate e cubos de cenoura em azeite, quando a consistência estiver do teu agrado envolve as almondegas temperando com sal, pimenta, gengibre, oregãos, alecrim e tomilho. Para terminar um pouco de água até mais ou menos a meio das almondegas e deixar cozinhar.

Sexta


Como na sexta feira já deves estar com peso na consciência (sem motivos) optei por algo mais leve e igualmente bom e simples.
Bate 4 ovos (2 omeletes), junta espinafres, pedaços de tomate, uma lata de atum ao natural, tempera com sal e pimenta. Leva a uma frigideira untada com azeite.

Serve com a salada de cima e voilá.

2 comentários:

  1. Boas sugestões! Já não faço almôndegas há algum tempo, agora fiquei com vontade :)

    Beijinhos e Boa semana!!!

    Catarina H.
    https://ecologicaquem.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola Catarina 🙂
      obrigada pelo reu comentario, fico contente de te ter inspirado :p
      bjinhos e obrigada
      boa semana

      Eliminar