segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Uma Chefe para tantas receitas #37

Boas, pessoas que tiveram um fim de semana em grande e que nem se lembraram de planear a vossa semana! Nada temam que por aqui encontram a solução, mais que não seja para os jantares lá de casa.

Segunda



Vamos começar a semana com um franguinho salteado acompanhado com arroz basmati. 

Começa por despachar o arroz cozendo-o no dobro da quantidade de arroz de água, temperado a gosto. Enquanto coze podes preparar o resto da refeição.

Num recipiente à parte refoga cubos de tomate em azeite, previamente mergulha o tomate em água a ferver para que consigas pelar mais facilmente, quando o refogado de tomate tiver uma consistência ao teu gosto junta as tiras de frango envolvendo muito bem, deixando ganhar uma cozinha. Enquanto isso tira os fios ao feijão-verde e corta-o em cubos horizontalmente e a cenoura e a courgete em tiras finissimas junta os legumes ao frango. Tempera tudo com sumo de limão, pimenta, gengibre, sal, oregãos e envolve. Se vires que precisa podes acrescentar água, mas pouca.
Para terminar e já com muita pouca água acrescenta sementes de abóbora e podes servir. Estas vão dar aquele crocantezinho inesperado.

Terça



Como ontem já fizeste arroz a mais para na terça teres menos trabalho... como é que eu já te conheço? Podes fazer uma carne de porco estufada para o acompanhar.


Refoga o tomate já pelado em azeite e junta a carne para ir fazendo, a ela junta cubos de feijão verde e pimentos amarelos e vermelho igualmente em cubos e mistura tudo. Podes temperar a gosto eu preferi meter oregãos, tomilho, alecrim (muito alecrim), gengibre e pimenta e ficou mesmo muito bom. Acrescenta água até tapar metade da carne de deixa cozinhar.


Quarta



A meio da semana algo ainda mais simples de fazer, carapau grelhado com batata e cenoura cozida acompanhados com salada de espinafres, alface, rucula e tomate cherry. Apenas temperei a salada com azeite e sal.

Quinta


A ideia desta receita era acompanhar o bife de frango grelhado apenas com o "ratatouille" mas ia ficar com demasiada fome por isso acrescentei um pouquinho de arroz thai cozido em água e sal.

Para grelhar o frango apenas temperei com sal e limão. 

Para fazer o ratatouille coloca a courgete partida ou meio na vertical e a courgette  e a beringela às rodelas a grelharem sem adição de gorduras.

Noutro recipiente faz um refogado de tomate pelado com azeite, temperando-o com sal, pimenta e oregãos. Quando tiver a consistência adequada passa a varinha mágica para fazer uma polpa. Podes substituir este passo por polpa de tomate industrializada mas não é tão saudável. Reserva.

Enquanto isso em azeite refoga pimentos vermelhos e amarelhos em azeite até ficarem murchos, quando vires que tal acrescenta a courgette em pedaços e a beringela, temperando tudo com sal. Envolve. Nesta fase já podes regar tudo com a polpa de tomate que fizeste, deixando apurar.


Sexta


Para a sexta feita o bom do frango no forno com arrozinho de cenoura e salada. 

A salada é a mesma que anteriormente falei, apenas substitui o tomate cherry pelo tomate coração de boi em pedaços.

Para o arroz começa a refogar cenoura ralada em azeite para soltar o seu sumo, quando vieres que tal acrescenta arroz vaporizado fritando-o nesse refogado. Acrescenta o dobro de água e sal e já está, é só deixar cozer.

O Frango pode ser temperado com sal, limão, oregãos e alecrim com um pouquinho de azeite e leva ao forno a 200º por 35 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário