segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Uma Chefe para tantas receitas #38

Feriadozinho numa segunda feira, hein? Sabe bem, não sabe? Ah pois sabe... Apesar da semana ser mais curtinha (para alguns porque quem vai entrar de férias está safa/o) a fome é a mesma e por isso vamos às propostas do costume. Já sabes, rápido, fácil, saudável e barato, óptimo para o dia a dia em que não queremos perder muito tempo por volta dos tachos. Acertei?

Segunda



Para começar a semana proponho uma receitinha levezinha, rápida e bastante saudável, porque como é feriado tendemos a abusar um bocadinho na mesa e por isso fechamos o dia sem peso na consciência.

Antes demais começa por temperar os peitos de frango com oregãos, tomilho, alecrim, limão e sal e coloca-os a grelhar sem adicional gordura.

Entretanto podes colocar a quinoa a cozer com água e sal (o dobro da quantidade de quinoa em água).

Agora é hora de colocares a mão na massa, que é como quem diz ralares a cenoura para refogares em azeite, a este refogado junta a quinoa para poderes saltear e misturar tudo. Serve com uma salada de tomate (usei o tomate de saladas e tomate cherry amarelo) temperada com azeite, sal e oregãos e rúcula por cima.

Terça


Para terça feira proponho rolinhos de peixe gato recheados com arroz vaporizado.

Começa por cozer o arroz em água e a sal.

Num tacho, mete a refogar um tomate maduro e azeite, tempera com sal, pimenta e oregãos. Quando estiver na consistência que gostas podes passar a varinha mágica até obteres uma polpa. Dispõe este molho num recipiente próprio para ir ao molho.

Tempera um filete de peixe gato com limão e pimenta, no seu centro coloca espinafres e enrola. Podes recorrer à ajuda de palitos. Coloca sobre o molho de tomate e leva ao forno a 200º por 35 minutos.

Serve com o molho sobre o filete de peixe gato.


Quarta


Claro o típico franguinho no forno que eu tanto gosto. Podes encontrar pelo blog várias maneiras de o fazer. Nesta optei por temperar com ervas (oregãos, tomilho e alecrim), limão, azeite e sal e levar ao forno a 200º por 45 minutos.

As batatas ficaram maravilhosas, foram um erro de percurso que saiu super bem, estaladiças por fora e batata assada por dentro. Temperei da mesma maneira que o frango, mas esqueci de colocar azeite.

Servi com uma salada de espinafres, rucula, tomate cherry amarelo, tomate, sementes de sesamo temperada com azeite e sal.

Quinta


Para quinta preparei salmão no forno com pesto de espinafres, acompanhado com arroz basmati cozido em água e sal.

Começa por fazer o pesto, salteando os espinafres temperados com sal e pimenta em azeite e passando-os pela varinha mágica com nozes. Dispões sobre as postas de salmão (usei o selvagem da Iglo) e leva ao forno por 25 minutos a 180º.

Serve com uma salada de rucula.

Sexta


Para terminar a semana, uma receitinha tão simples, mas tão simples que sabe pela vida. Quase tão bem como o fim de semana prolongado pelo feriado.

Tempera o bife de frango com sumo de limão, oregãos, sal e pimenta. Sobre eles coloca farinha de linhaça e leva ao forno a 200º por 25 minutos (podes usar ovo para ligar, mas também podes dispensar este passo).

Mete a massa a cozer em água e sal, como esta é de milho (sem gluten) deves usar dez vezes mais de água em relação com a quantidade de massa utilizada.

Entretanto faz o molho de tomate, refogando o tomate com azeite e temperando com sal, pimenta e oregãos. Podes misturar a massa aqui e alguns pedaços de tomate cherry amarelo antes de desligar o lume.

2 comentários:

  1. Que aspecto delicioso!!

    Um beijinho,
    Sofia

    http://laprincipessa.pt/giveaway-agenda-mr-wonderful-2016-2017-339617

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,

      Obrigada pelo teu comentário.

      Estava tão delicioso como o aspecto, acredita!

      Beijinhos

      Eliminar